Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

CMI é parceira em projeto para a Economia do Mar - PLATICEMAR

CMI é parceira em projeto para a Economia do Mar - PLATICEMAR
11 Março 2019

O Projeto PLATICEMAR, que decorre em cinco territórios distintos a nível nacional (Matosinhos/Porto, Região de Aveiro, Coimbra/Figueira da Foz, Leiria/Peniche e Sines), é liderado pela Inova-ria e tem como parceiros o Fórum Oceano, ACIFF, NERLEI e SINES TECNOPOPLO e tem como objetivo promover o empreendedorismo para que seja alcançado um modelo de desenvolvimento sustentável para a Economia do Mar.
Este modelo tem como base o incremento da aplicabilidade das tecnologias de informação e comunicação (TICE) nos processos produtivos para uma maior sustentabilidade e eficácia.
No final do ano de 2018 foi dinamizado, a nível nacional, o 1.º Concurso de Ideias de Negócio que visou promover o empreendedorismo e estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em setores emergentes da Economia do Mar.
Este concurso angariou 36 candidaturas e apurou 25 finalistas que entraram agora num programa de aceleração e tutoria para apoio ao aperfeiçoamento do modelo e incremento do desenvolvimento do conceito de negócio que, com base nas TICE, se irão consolidar em start-ups para a área da Economia do Mar.
Para as melhores ideias de negócio que se transformem em start-ups, está previsto, em cada uma das referidas cinco áreas geográficas, um prémio no valor de cinco mil euros.

O Município de Ílhavo, através da sua Incubadora de Empresas, é o parceiro privilegiado do consórcio PLATICEMAR para a região de Aveiro, com um programa que terminará no final do mês de março que tem como objetivo principal capacitar o desenvolvimento prático de ideias de negócio de base tecnológica, com especialização na Economia do Mar, através de ações de sensibilização, trabalho de campo, acompanhamento especializado e networking.

De referir ainda que a 31 de janeiro foi promovido um grande momento de networking e de apresentação das 25 ideias finalistas em Ílhavo, numa sessão com contou com a presença, entre outras individualidades, do Diretor-geral da Direção Geral de Politica do Mar, Ruben Eiras, que confirmou o compromisso com o PLATICEMAR, tendo na altura informado todas as ideias de negócio presentes que estão convidadas para participar na edição de 2019 do websummit, onde irá disponibilizado um espaço para as start-ups, em que os custos serão assumidos pelo Ministério do Mar.

O projeto PLATICEMAR é cofinanciado pelo Programa COMPETE 2020 / FEDER no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Promoção do Espírito Empresarial.