Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook
Início
Visite ÍlhavoVisit Ilhavo

Oficina da Formiga - unidade produtiva artesanal

Pintura em faianca trad port oficina formiga edited min 1 1024 2500

A Oficina da Formiga nasceu em 1992 com a cobertura da eira de uma casa gandaresa de 1915, em Ílhavo, e a instalação do forno e das bancadas de pintura manual. Fruto da influência de mestres e técnicos, da experimentação artesanal, da experiência na direcção industrial e também como formador no sector cerâmico, Jorge Saraiva e a sua esposa Milú, deram continuidade à reprodução dos motivos e das cores ainda registadas na sua memória, mas que há muito desapareceram dos ambientes familiares.

As peças da Oficina da Formiga são reproduções fieis dos formatos e motivos de louça utilitária, fabricadas na segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX provenientes de diversas unidades industriais nacionais que já encerraram, nomeadamente de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Sacavém, Caldas da Rainha e Gaia. São objetos utilitários que dão resposta às necessidades quotidianas (louça para alimentos e refeições), mas, na sua utilização, podemos voltar a capturar as memórias maravilhosas das olarias populares.

Algumas peças são carregadas de simbolismo – como é o caso do prato da abundância – e são pedaços da história popular que não queremos deixar perder. Os motivos são baseados nos elementos naturais e tradicionais, peixes, aves, flores e folclore, rebuscados em casas particulares, antiquários, feiras de velharias, livros e museus. As formas são, principalmente, os pratos, travessas, jarras e bacias. Os processos de conformação, pintura e vidragem são manuais, com as mesmas técnicas usadas desde o século XIX.

É possível visitar a unidade produtiva artesanal por marcação prévia por telefone ou e-mail.

Rua da Coutada, 77,
3830-134 Ílhavo

 

GPS: 40°36'48.3"N 8°39'46.4"W
Google Maps: 40.613424, -8.662875