Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

APA - Administração do Porto de Aveiro

A pilotagem é obrigatória na entrada e saída de navios, com excepção das embarcações de navegação costeira nacional, embarcações de pesca local e costeira, assim como embarcações de recreio. A entrada da Barra do Porto de Aveiro encontra-se a 1,5 milhas dos principais terminais, pertencentes ao Setor Norte, e a 4,5 milhas do Sul.

A balizagem de entrada no porto e do canal principal de navegação encontra-se assinalada, para além do Farol da Barra, por dois farolins situados nas cabeças dos molhes norte e sul. O sistema de balizagem do canal principal de navegação permite a navegação noturna e contempla:

  • 13 farolins no interior do porto;
  • 1 enfiamento de aproximação;
  • 1 enfiamento de entrada;
  • 1 enfiamento da embocadura;
  • 1 enfiamento do Terminal de Granéis Líquidos;
  • 1 enfiamento do Rebocho;
  • 1 enfiamento da Pesca do Largo.

 

Informações VTS - Vessel Trafic Service:

  1. O Serviço de Tráfego Marítimo do Porto de Aveiro é o serviço destinado a identificar e monitorizar o tráfego marítimo na área de intervenção do VTS de Aveiro, funcionando 24 horas, sete dias por semana, no edifício adjacente à Torre Radar na entrada da Barra.
  2. A área de intervenção do VTS de Aveiro é delimitada a jusante por um círculo com um raio de 6 milhas centrado no Farol de Aveiro. A montante a área limite de intervenção do VTS é definida no canal principal de navegação na zona dos pequenos estaleiros, bóia n.º 26, no canal de Mira pela ponte da Barra, e no canal de S. Jacinto, 100 metros a montante do cais de pedra.
  3. Comunicação com o VTS (AVEIRO) – Obrigatoriedade de notificar e reportar ao Controlo do Porto de Aveiro (Aveiro Port Control) e de manter escuta permanente no respectivo canal de serviço na banda marítima de VHF, em conformidade com o plano de Comunicações do Serviço Móvel Marítimo em vigor no Porto de Aveiro. Canal VHF 74 – Canal Principal do VTS Portuário.
  4. Os navios e embarcações a que se destina o n.º 1 do Artigo 3.º do Regulamento do Serviço de Tráfego Marítimo do Porto de Aveiro devem contactar o VTS (Aveiro) e solicitar autorização de movimentação:
    1. Antes de entrar na área VTS (Aveiro);
    2. Antes do inicio de qualquer manobra na área VTS (Aveiro). Os navios devem comunicar os respectivos movimentos ao VTS (Aveiro) por radiotelefonia, nas seguintes situações:
      1. Trinta minutos antes de entrar na Área VTS (Aveiro);
      2. Sempre que fundear e trinta minutos antes de suspender. As embarcações de pesca e de recreio equipadas com VHF, deverão chamar o VTS (AVEIRO) via VHF e:
        1. Informar sobre as intenções de entrada a partir das seis milhas náuticas de distância da entrada da barra do Porto de Aveiro;
        2. Comunicar intenções de saída, antes da largada do cais.
  5. Canais de escuta e trabalho em VHF do VTS (AVEIRO):
    1. Canal de trabalho principal: 74
    2. Canal de trabalho secundário: 80
    3. Escuta permanente: 13, 14, 16, 74
    4. Indicativo de chamada em radiotelefonia do VTS (Aveiro): AVEIRO PORT CONTROL
    5. Indicativo de chamada Internacional do VTS (Aveiro): CSG226
  6. Os Contactos permanentes (24H)do VTS (AVEIRO) são os seguintes:
    1. Telf:+351 234 393 170 / 234 393 171
      Fax: +351 234 393 179
      Telemóvel:+351 965 669 232
      E-mail:vts@portodeaveiro.pt

 

Pedidos de pilotagem:

O pedido de piloto deverá identificar o navio e respetivas características, podendo ser feito por qualquer dos meios a seguir indicados:

 

Mais informações:

  • Agenda do Porto de Aveiro: aqui
  • Tarifários e Regulamentos do Porto de Aveiro: aqui

Edifício 9
Forte da Barra

3830-565 Gafanha da Nazaré