Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook
Visite ÍlhavoVisit Ilhavo

Festival Gastronomia de Bordo - Ílhavo 2019

08 a 17 Novembro 2019
Adicionar a calendário 2019-11-08 00:00:00 2019-11-17 00:00:00 Europe/Lisbon Festival Gastronomia de Bordo - Ílhavo 2019 Festival Gastronómico. Restaurantes do Município de Ílhavo Câmara Municipal de Ílhavo
1057 on the grand banks min 1 1024 2500

Festival Gastronómico.

(fotografia CDI - Centro de Documentação de Ílhavo)

 

De 8 a 17 de novembro embarcamos numa aventura de degustação, que nos remete para as longas campanhas de pesca do Bacalhau nos mares gélidos do Atlântico Norte.

O Festival Gastronomia de Bordo projeta para os dias de hoje a gastronomia, tradicionalmente produzida a bordo das embarcações de pesca longínqua. Exemplo disso é a famosa Chora, uma sopa feita com a cabeça do bacalhau que deu mote a alguns ditos entre os homens nos navios “quem come chora, tem de cá voltar!”. Eram servidos pratos como a feijoada de chispe, feijão assado, caldeirada de espinhas de bacalhau, bacalhau frito, o “pão da pana” e o “queque dos domingos”, entre outros, comida retemperante para climas hostis e mares inóspitos enfrentados por heroicos pescadores…

Às memórias gastronómicas de bordo não serão alheios os processos tradicionais de conservação dos produtos da pesca: a “cura tradicional portuguesa”, o peixe fresco, a salga, a seca e as conservas. Durante o festival será também possível “mergulhar” no património gastronómico nacional, através de visitas a estaleiros, museus, fábricas, lotas, navios e também a outros equipamentos de transformação e preparação alimentar.

O Festival Gastronomia de Bordo apresenta-se, assim, numa homenagem à cozinha tradicional portuguesa, e bacalhoeira, tendo como “porto seguro” restaurantes do Município de Ílhavo, num modelo contemporâneo e inovador, suportado nos sabores e nas tradições a bordo dos bacalhoeiros.

Esta é uma das ações previstas no Projeto “Territórios com História: o mar, a pesca e as comunidades - programação cultural em rede dos municípios de Ílhavo, Peniche e Murtosa”, liderado pela Câmara Municipal de Ílhavo e cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.

 

Convidamo-lo(a), assim, a fazer parte desta “experiência de bordo” nos restaurantes aderentes, bem como a desfrutar das múltiplas atividades de “descoberta” desta cultura gastronómica e vivencial da pesca do bacalhau que se encontra inserida no festival.

 

Aventure-se connosco nesta epopeia de sabores!

 

O projeto "Territórios c/ História: O Mar, as Pescas e as Comunidades"... 

Programa cultural assente na valorização do património material e imaterial, através de iniciativas que incrementem o turismo (de natureza cultural) e contribuam para o aumento da competitividade regional (do Centro de Portugal). Os três municípios participantes: Ílhavo, Murtosa e Peniche, estão ligados pela temática do mar e pelo que representa na História local de cada um deles, associadas à pesca longínqua (ou do largo), costeira e lagunar. Desta forma, a proposta é construída em redor das comunidades ligadas à pesca, podendo esta pesca ser longínqua (pesca do bacalhau e outras espécies no Atlântico Norte) – com ênfase em Ílhavo, seguindo-se da Murtosa e de Peniche – costeira (sardinha, carapau e outras espécies da costa Centro de Portugal), com peso em Peniche, seguindo-se Ílhavo e Murtosa – ou lagunar, associada à Ria de Aveiro e com ênfase na Murtosa e em Ílhavo. Todas as iniciativas pressupõem itinerância pelos 3 municípios, sendo que o projeto se encontra a desenvolver em 2018, 2019 e 2020. 

Consulte o website do projeto aqui...

Horário:

Jantares do dia 8 de novembro (sexta-feira) aos almoços do dia 17 de novembro (domingo)

Local:
Restaurantes do Município de Ílhavo
Organização:
Câmara Municipal de Ílhavo