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Ostras
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Institucional6104
Município8746
Comunicação3028
Notícias8520
Inclusão e Cidadania9288
Ambiente e Qualidade de Vida5045
Cultura e Criatividade7918
Desporto e Vida Saudável7826
Educação e Formação7594
Desenvolvimento Económico1734
Juventude8396
Maior Idade8741
Projetos e Obras Municipais3287
Mercados, Feiras e Venda Ambulante2380
Obras Particulares e Gestão Urbanística1501
Segurança e Proteção Civil7373
Planeamento, Ordenamento e Mobilidade7701
Turismo e Eventos7459
Outras
5715
Notas de Imprensa4465
Publicações5558
Contactos Úteis
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Serviços Online7461
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Formulários e Documentos6395
Editais e Avisos3914
Contratação Pública1714
Contratação de Pessoal1341
Procedimentos Concursais Comuns para ocupação de quinze postos de trabalho1507
Procedimentos Concursais Comuns para ocupação de sete postos de trabalho3427
Recrutamento por Mobilidade na Categoria entre Órgãos ou Serviços6359
PEPAL - Edição 67104
Concurso Interno de Acesso Limitado118
AEC 2019/2020 - Música e Digital(mente)
2831
Edifício Regulamentar do Município de Ílhavo
4746
Áreas de Intervenção7446
Ambiente e Qualidade de Vida6264
Resíduos Urbanos9562
Sistema Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos9788
Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos7996
Redução dos Resíduos Urbanos: Campanha Municipal «Menos Lixo, Mais Poupança!»7027
Valorização dos Resíduos Sólidos Urbanos - Reciclagem: Rede Municipal de Ecopontos5015
Valorização dos RSU - Reciclagem: Óleos Alimentares Usados422
Valorização dos RSU - Reciclagem: Peças de Vestuário Usadas189
Valorização dos RSU - Reciclagem: Campanha Municipal "Um Aluno, Um Ecoponto"
3158
Ecocentro Municipal98
Educação Ambiental5825
Zonas Costeiras6341
Água9259
Pólis Litoral - Ria de Aveiro7211
Qualidade do Ar7392
Escuteiros municipais6876
Calculadora de Carbono1955
O meu ecossistema808
Notícias
6396
Inclusão e Cidadania9992
Cultura e Criatividade5604
Equipamentos Culturais6058
Museus532
23 Milhas3078
Bibliotecas8903
Centro Documentação de Ílhavo6601
Salas de Exposições8082
Pequenos Auditórios5329
Outras Salas de Espetáculos
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Património Edificado8282
Iniciativas Culturais670
Gentes e Costumes2365
Cultura Gastronómica4166
Publicações2363
Associações7594
Política Municipal de Mar3159
Notícias
78
Desporto e Vida Saudável6186
Contactos7292
Agenda Desporto Municipal1091
Atividades/Programas Municipais9664
Instalações Desportivas Municipais7792
Galeria de Imagens9878
Clubes e Associações9017
Regulamento e outros documentos1296
Notícias
6463
Educação e Formação4796
Política Educativa Municipal1990
Rede Escolar9454
AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular8106
Ação Social Escolar464
Associações de Pais1106
SEMI - Serviço Educativo Municipal de Ílhavo4641
Iniciativas - Educação e Formação2569
EMER9915
SIGA - Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem2971
Notícias
5648
Desenvolvimento Económico3314
Acolhimento Empresarial7137
Empreendedorismo e Incubadora1095
Incubadora de Empresas1977
Estação Náutica1783
Emprego e Formação7279
Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano8553
Projetos Cofinanciados pela UE
9499
Juventude8358
Maior Idade4574
Mercados, Feiras e Venda Ambulante5741
Projetos e Obras Municipais1917
Obras Particulares e Gestão Urbanística3487
Planeamento, Ordenamento e Mobilidade7178
Segurança e Proteção Civil7637
Turismo e Eventos374
Acerca do Município de Ílhavo2521
Info9885
O que saber antes de fazer a mala (Portugal)1165
Aeroportos1510
Animais de companhia4195
Clima2813
Comida2574
Conduzir6658
Comunicações7295
Custo de vida3363
Direitos do passageiro582
Eletricidade5243
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Franquias aduaneiras5360
Passaportes e vistos3497
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Reclamações8904
Reembolso do IVA (Tax Free)6107
Contactos nacionais úteis
2417
Guia muito rápido de Ílhavo5544
Turismo Acessível - Acessos para pessoas com incapacidades ou necessidades especiais (Portugal)6704
Chegar e circular1811
Mapas e brochuras2449
Agentes de animação turística3366
Clima e Previsão
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Arte Nova e outras referências arquitetónicas3861
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Beleza paisagística6351
Bicicletas7288
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As quatro luzes da Cultura4314
Compras3548
Criatividade1767
Desportos9696
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Farol da Barra1169
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Nossa Senhora dos Campos2867
São João5557
São Pedro2992
Nossa Senhora da Penha de França6052
Santo António7309
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Nossa Senhora do Carmo3622
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Nossa Senhora da Nazaré3290
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Nossa Senhora dos Navegantes4354
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História e a Cultura7210
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O Minigolfe9576
Museus e espaços museológicos6642
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Museu Marítimo de Ílhavo9267
Navio-Museu Santo André1011
CIEMar-Ílhavo - Centro de Investigação e Empreendedorismo9009
Casa Cultura Ílhavo662
Fábrica Ideias Gafanha da Nazaré6170
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Biblioteca Municipal e Polos de Leitura4734
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- Farol da Barra
Farol da Barra
O mais alto farol português (com 62 metros de altura e 66 acima do nível médio das águas do mar), e um dos mais altos do mundo, está na Praia da Barra e abre portas ao público em geral todas as quartas-feiras... O que espera para o vir descobrir?
(fotografia da campanha Ria de Aveiro, da CIRA - Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro)
Farol da Barra
Largo do Farol, Praia da Barra
3830-753 Gafanha da Nazaré
GPS: 40°38'34.1"N 8°44'52.1"W
Google Maps: 40.642816, -8.747806
Às quartas-feiras à tarde as visitas realizam-se em 3 subidas (aproximadamente de hora a hora), no período das 13h30 e as 16h30 (inverno) ou no período das 14h00 às 17h00 (verão). Realizam-se sem possibilidade de agendamento prévio e por ordem de chegada.
Para agendamento de visitas em dias além das quartas-feiras à tarde (grupos escolares e outros) deve efetuar-se solicitação à Direção de Faróis da Autoridade Marítima Nacional para o e-mail dfarois@amn.pt. Estes agendamentos estão sujeitos a disponibilidade do farol sendo gratuitos para estudantes e menores de idade (4,50€ para adultos).
Um pouco de história...
Data de 1758 o Alvará Pombalino que determina o início de farolização da costa portuguesa, estipulando a construção dos primeiros verdadeiros faróis nacionais.
Em 1808, com a fixação (artificial, isto é, por ação humana) da barra da Ria de Aveiro, entre os Municípios de Ílhavo (Praia da Barra, Gafanha da Nazaré, a sul) e Aveiro (São Jacinto, a norte) mas só quase 50 anos depois, em 1856 (a 8 de janeiro) determina que o Diretor de Obras Públicas do distrito de Aveiro, de acordo com o Capitão do Porto e com Diretor Maquinista de Faróis, escolhessem, perto da barra, local apropriado para o farol, cujo projeto e orçamento deveriam ser elaborados pelo Diretor de Obras Públicas do distrito de Aveiro, o eng. Silvério Pereira da Silva. Pouco depois, em julho de 1858, é rejeitada a ideia de se aproveitar a torre de sinais do Forte da Barra para a construção do farol, pensando-se como adequado um ponto situado a cerca de 200 metros da referida torre (Forte da Barra), quase no fim do paredão da Praia da Barra.
Entretanto, só em 1866, o inspetor de faróis Francisco Maria Pereira da Silva, defendia, no seu plano de farolagem em elaboração para a costa nacional, a criação de um farol: "na barra de Aveiro é de urgente necessidade um pharol de grande alcance e da maior intensidade de luz, não só para esclarecer a extensa e baixa praia, que divide ao meio, com 60 milhas de litoral, em que as primeiras elevações se apresentam a uma grande distância do mar (seis a oito léguas), iludindo assim o navegador, que julga pelo aspeco d’esta porção de costa, achar-se ainda mais afastado de terra; mas também para poder atravessar uma atmosphera que se conserva sobre esta grande planície cheia de densos vapores, emanados tanto das areias humedecidas, como das marinhas de sal e das aguas que ali abundam na distancia de muitas milhas; convém que seja esta barra de Aveiro a posição escolhida para um pharol de 1ª ordem e que seja sustentado por um elevado e bem disticto edifício, para prevenir de dia os navegadores da sua aproximação. Este pharol ali collocado também dispensa outro, que era necessario stabelecer para indicar a entrada da barra d’aquelle porto.” Quatro anos depois, a 14 de outubro de 1870, por portaria, é finalmente aprovado o plano de alumiamento geral da costa portuguesa elaborado pelo conselheiro Francisco Maria Pereira da Silva.
É de 1879 a data do projeto inicial do farol, de autoria do eng.º Paulo Benjamim Cabral, que previa uma torre de secção octogonal de 55m de altura, bem como o início da sua construção. A obra, foi dirigida primeiramente pelo eng.º Silvério Pereira da Silva e, mais tarde, pelo eng.º José Maria de Mello e Matos, entrando em funcionamento a 1893.
Características iniciais do farol:
- Aparelho lenticular de Fresnel de 1ª ordem (920mm de distância focal), produzindo grupos de 4 relâmpagos;
- Fonte luminosa - incandescência pelo vapor de petróleo;
- Fonte luminosa de reserva – candeeiro de nível constante;
- Rotação da ótica através de máquina de relojoaria;
- Torre de 62 metros de altura;
- A 66 metros de altitude;
Nesse mesmo ano, entrou em funcionamento um sinal sonoro, constituído por uma trompa Holmes, funcionando a ar comprimido e instalada no molhe.
Em 1988 o sinal sonoro instalado no molhe sul é transferido para um alojamento construído em frente ao farol e 1908 a máquina do sinal sonoro é substituída por duas máquinas a vapor verticais, ficando assim uma máquina de reserva.
O aparecimento de uma fenda vertical na porção superior da torre, em 1929, leva ao seu reforço por meio de 14 anéis de cimento armado isolando-se, na mesma altura, a torre do restante edifício à custa de tijolos (visto recear-se que fossem as oscilações a causa da rutura verificada).
Em 1932 é construído um esporão de defesa das infraestruturas do farol mas, ainda assim, em 1935 o alojamento do sinal sonoro foi derrubado pelo mar, sendo o mesmo instalado em cima do edifício do farol.
Data de 1936 a eletrificação do farol, através da instalação da montagem de grupos eletrogéneos. Em 1947 o aparelho ótico foi substituído por outro idêntico mas de 3ª ordem, pequeno modelo (375mm de distância focal), dotado de painéis aeromarítimos com uma característica luminosa de grupos de quatro relâmpagos brancos que se repete passados 13 segundos e sendo o alcance luminoso correspondente de 23 milhas. A fonte luminosa passou a ser uma lâmpada de filamento trifásico, ficando como reserva a incandescência pelo vapor de petróleo.
Apenas em 1950 o farol é ligado à rede pública de distribuição de energia, tendo-lhe também sido instalada uma lâmpada de 3.000W. Em 1958 é montado um elevador para acesso à torre e apenas em 1990 é titalmente automatizado.
Características técnicas:
Localização: ENTRADA DA BARRA DA RIA DE AVEIRO
Função: COSTEIRO
Estabelecimento: 15/10/1893
Latitude: 40º 38',64 N
Longitude: 08º 44',79 W
Altura: 62 m
Altitude: 66 m
Alcance: 23 MI (42,5 Km)
Característica: Fl (4) W 13s (Lt 0,3s;Ec 2s;Lt 0,3s;Ec 2s;Lt 0,3s;Ec 2s Lt 0,3s Ec 5,8s)
Sugestões de visita: