Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

António Torrado é o autor em destaque este sábado

António Torrado é o autor em destaque este sábado
07 Março 2018

A Biblioteca Municipal de Ílhavo vai acolher, este sábado, dia 10 de março, a iniciativa “Contar de Novo… António Torrado”. Este é um encontro que integra uma Ação de Formação e várias atividades, destacando-se “À Descoberta de… António Torrado” e uma “Hora de Conto especial”, com a presença do autor.


A Ação de Formação, gratuita e certificada pelo CFAECIVOB, é dirigida a mediadores de leitura, educadores e professores, sendo que da parte da tarde o encontro é aberto à comunidade em geral, para quem queira assistir. Contará com a presença do António Torrado, de especialistas em literatura infantil e juvenil e do ilustrador André Letria.


Da parte da tarde, pelas 16h15, terá lugar a inauguração da exposição “À Descoberta de… António Torrado”, com trabalhos realizados pelos alunos do pré-escolar ao ensino secundário, em que cada escola/turma trabalhou uma obra do autor, daí podendo resultar trabalhos nas diferentes vertentes: plástica e literária. Os trabalhos estarão expostos na Biblioteca Municipal até 31 de março para que toda a comunidade escolar e não escolar possa contemplá-los.


Seguir-se-á, pelas 16h30, a Hora do Conto “Contar de Novo… António Torrado”, dinamizada pelos alunos do 4.º ano da EB1 da Gafanha da Encarnação Centro.

 

Programa


09h45 Receção aos Participantes

 

10h00~10h15 Abertura
Sara Reis da Silva (Universidade do Minho) e Inês Vila (BMI)

 

10h15 Porque gosto de ler e dar a ler e ouvir António Torrado, José António Gomes (Escola Superior de Educação do Porto)

 

11h00 Pausa para café

 

11h15 Vamos sair da caixa... com António Torrado, Leonor Riscado (Escola Superior de Educação de Coimbra)

 

12h00 Propostas de exploração das obras de António Torrado: a construção de guiões de Leitura, Ana Margarida Ramos (Universidade de Aveiro)

 

13h00 Almoço Livre

 

14h30 Ilustrar António Torrado
André Letria conversa com Sara Reis da Silva

 

15h00 À conversa com… António Torrado
António Torrado conversa com José António Gomes

 

15h45 Apresentação do livro "Contar de novo a escrita para a infância de António Torrado", organizado por Sara Reis da Silva e João Manuel Ribeiro, Tropelias & Companhia

 

16h00 Contar de Novo… António Torrado, pelo Crescemos e Já Lemos

 

16h15 À descoberta de… António Torrado
Inauguração da exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do Município de Ílhavo com a presença do autor

 

16h30 Hora do Conto
Contar de Novo… António Torrado, pelos alunos do 4.º ano da EB1 da Gafanha da Encarnação Centro

 

 

Informe-se na Biblioteca Municipal de Ílhavo e participe!

 

Cartaz

 

António Torrado…


António Torrado nasceu em Lisboa em 1939.

Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Dedicou-se à escrita desde muito novo, tendo começado a publicar aos 18 anos. A sua atividade profissional é diversa: escritor, pedagogo, jornalista, editor, produtor e argumentista para televisão. Tem trabalhado em parceria com Maria Alberta Menéres em diversos livros e programas de televisão.

 

Atualmente é Coordenador do Curso Anual de Expressão Poética e Narrativa no Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian. É o professor responsável pela disciplina de Escrita Dramatúrgica na Escola Superior de Teatro e Cinema. É dramaturgo residente na Companhia de Teatro Comuna em Lisboa.

 

Sendo consensualmente considerado um dos autores mais importantes na literatura infantil portuguesa, possui uma obra bastante extensa e diversificada que integra textos de raiz popular e tradicional, mas também poesia e, sobretudo, contos. Reconhece a importância fundamental da literatura infantil enquanto veículo de mensagens, elegendo como valores a promover a liberdade de expressão e o respeito pela diferença.