Rota das Padeiras apela aos cinco sentidos

07 Março 2018

Participar na Rota das Padeiras, de 9 a 12 de março em Vale de Ílhavo, é, para a Câmara Municipal de Ílhavo, um apelo aos cinco sentidos.

O paladar, em primeiro lugar, porque provar o pão de Vale de Ílhavo é obrigatório; o olfato, porque é impossível não nos deliciarmos com o cheiro do pão quente a sair do forno a lenha; a visão – útil para apreciar a exposição de utensílios associados à nobre profissão das padeiras; os momentos de dança e música não dispensam a audição; e, por último, é preciso mãos para amassar os famosos pão e folar de Vale de Ílhavo, em que os participantes terão a oportunidade de “meter a mão”.

A Rota das Padeiras, promovida pela Autarquia Ilhavense, privilegia o contacto próximo com as tradições de Vale de Ílhavo, promovendo vários momentos em que, mais do que ver e provar, é preciso manusear. Na noite de sexta-feira, entre as 21h00 e as 6h00 da manhã, algumas padeiras abrem a porta das suas padarias para mostrar a sua arte.

Já no recinto do evento, na sede da Associação Os Baldas, voltam-se a arregaçar as mangas para o showcooking de padas de Vale de Ílhavo, no sábado, 10 de março, às 17h30, e para o showcooking de folar de Vale de Ílhavo, no domingo, às 18h30. Os mais novos não ficam de fora, existindo um showcooking especialmente dedicado a eles, no domingo, às 15h30.

Há ainda workshops de cestaria em papel, no sábado às 16h00, e “artefactos de pão”, no domingo às 20h00. Todas estas atividades (Porta Aberta, showcookings e workshops) requerem inscrição por e-mail (artesanato@cm-ilhavo.pt) ou telefones (234 325 911 / 234 329 686).

Em ambas as tardes de sábado e domingo a animação é constante, com vários momentos de música, dança, teatro de fantoches e até uma visita dos Cardadores de Vale de Ílhavo.

sexta-feira, 09 março

19h00 Em Ílhavo Acontece à Sexta: A Padeira de Vale de Ílhavo

Porta aberta - participe nesta arte de sabores únicos:

21h00 - 23h00 ACR "Os Baldas" * (esgotado)

23h30 - 02h00 Padeira Maria Alcina Sacramento * (esgotado)

02h00 - 04h00 Padeira Alzira Vasconcelos *

04h00 - 06h00 Padeiro Carlos Silva *