Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Humorista Jorge Serafim anima Sessão de Contos na Biblioteca Municipal de Ílhavo

Humorista Jorge Serafim anima Sessão de Contos na Biblioteca Municipal de Ílhavo
26 Fevereiro 2018

A Câmara Municipal de Ílhavo vai promover uma Sessão de Contos com a presença do humorista Jorge Serafim, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Ílhavo, no dia 1 de março, às 21h00.

 

Jorge Serafim tem percorrido, como contador de histórias, o país de norte a sul, incluindo os Açores, efetuando inúmeras sessões de contos para públicos de todas as idades, aguardando-se, nesta sessão, doses de boa disposição para toda a família.

 

Nesta data, simultaneamente, será inaugurada a Exposição de Ilustrações da autoria do próprio Jorge Serafim, sob o título “O afinador de memórias”. A mostra estará patente ao público até o dia 31 de março.


A exposição terá visitas guiadas sujeitas a marcação prévia e com entrada gratuita.

 

Nota Biográfica de Jorge Serafim

É natural de Beja. Foi funcionário da Biblioteca Municipal durante 12 anos no setor infantojuvenil, onde exerceu funções na área da promoção do livro e da leitura.

Hoje, define-se essencialmente como um contador de histórias tradicionais de todo o mundo, atividade que vem exercendo há cerca de vinte anos e que o leva percorrer o país de norte a sul, levando a arte milenar da palavra nua e crua, deliciosa e doce, a escolas, bibliotecas públicas, centros de dia, feiras do livro, auditórios/ centros culturais, festivais de teatro. Da itinerância que constrói dia-a-dia, enquanto narrador oral, já acrescentou geografia em Espanha, Argentina, Cabo Verde, Macau, Canadá e Luxemburgo.

Tem desenvolvido oficinas sobre as temáticas da narração oral e da mediação da leitura para professores, associações de pais e cursos profissionais. Como humorista, tornou-se conhecido do grande público devido à participação regular em diversos formatos televisivos, no canal SIC, na RTP1 e na RTP2. Assume-se como um esmerado cozinheiro nas artes da boa-disposição. Narrador de histórias rocambolescas onde habitam personagens caricatas, gosta de as temperar com uma pitada de absurdo e mais duas de imprevisto e depois refoga-las com muita sátira aos bons, maus e ruins costumes, não se lhe escapando nada nem ninguém pelo buraco de uma agulha.

Na escrita e porque os dedos precisam de escorrer esperanças, é autor de diversas obras: “O Corvo Branco” – teatro para a infância; “O amor é Solúvel na Água” – teatro; “A.Ventura” – poesia; “A Sul de Ti” – poesia; “Estórias do Serafim” – humor; “Sonhar ao Longe” – infantil; “ A Minha Boca Parece um Deserto” – infantil e "Não há seda nas lembranças" - romance. Foi ator na companhia de teatro “Arte Pública” e ator/fundador na companhia de teatro “Lêndias D’Encantar”.