Humorista Jorge Serafim anima Sessão de Contos na Biblioteca Municipal de Ílhavo

26 Fevereiro 2018

A Câmara Municipal de Ílhavo vai promover uma Sessão de Contos com a presença do humorista Jorge Serafim, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Ílhavo, no dia 1 de março, às 21h00.

Jorge Serafim tem percorrido, como contador de histórias, o país de norte a sul, incluindo os Açores, efetuando inúmeras sessões de contos para públicos de todas as idades, aguardando-se, nesta sessão, doses de boa disposição para toda a família.

Nesta data, simultaneamente, será inaugurada a Exposição de Ilustrações da autoria do próprio Jorge Serafim, sob o título “O afinador de memórias”. A mostra estará patente ao público até o dia 31 de março.

A exposição terá visitas guiadas sujeitas a marcação prévia e com entrada gratuita.

Nota Biográfica de Jorge Serafim

É natural de Beja. Foi funcionário da Biblioteca Municipal durante 12 anos no setor infantojuvenil, onde exerceu funções na área da promoção do livro e da leitura.

Hoje, define-se essencialmente como um contador de histórias tradicionais de todo o mundo, atividade que vem exercendo há cerca de vinte anos e que o leva percorrer o país de norte a sul, levando a arte milenar da palavra nua e crua, deliciosa e doce, a escolas, bibliotecas públicas, centros de dia, feiras do livro, auditórios/ centros culturais, festivais de teatro. Da itinerância que constrói dia-a-dia, enquanto narrador oral, já acrescentou geografia em Espanha, Argentina, Cabo Verde, Macau, Canadá e Luxemburgo.

Tem desenvolvido oficinas sobre as temáticas da narração oral e da mediação da leitura para professores, associações de pais e cursos profissionais. Como humorista, tornou-se conhecido do grande público devido à participação regular em diversos formatos televisivos, no canal SIC, na RTP1 e na RTP2. Assume-se como um esmerado cozinheiro nas artes da boa-disposição. Narrador de histórias rocambolescas onde habitam personagens caricatas, gosta de as temperar com uma pitada de absurdo e mais duas de imprevisto e depois refoga-las com muita sátira aos bons, maus e ruins costumes, não se lhe escapando nada nem ninguém pelo buraco de uma agulha.

Na escrita e porque os dedos precisam de escorrer esperanças, é autor de diversas obras: “O Corvo Branco” – teatro para a infância; “O amor é Solúvel na Água” – teatro; “A.Ventura” – poesia; “A Sul de Ti” – poesia; “Estórias do Serafim” – humor; “Sonhar ao Longe” – infantil; “ A Minha Boca Parece um Deserto” – infantil e "Não há seda nas lembranças" - romance. Foi ator na companhia de teatro “Arte Pública” e ator/fundador na companhia de teatro “Lêndias D’Encantar”.