Museu Marítimo de Ílhavo regista maior número de visitantes de sempre

04 Janeiro 2018

O Museu Marítimo de Ílhavo fechou o ano de 2017 com o maior número de visitantes da sua história: 85.427.

O MMI reforça assim a sua condição de museu municipal com mais público em Portugal e coloca-se entre os maiores museus portugueses.

No ano em que comemorou o seu 80.º aniversário, o MMI atraiu mais público do que nunca. Relativamente a 2016, ano em que atingiu o seu máximo de visitantes e ultrapassou pela primeira vez as oitenta mil entradas, o Museu registou um crescimento de 5%.

O crescimento sustentável do público que visita o MMI deve-se a três fatores essenciais:

i) à qualidade e singularidade do MMI, um museu marítimo reconhecido em diversos países;

ii) ao facto de dispor de um aquário de bacalhaus e de um navio-museu;

iii) à dinâmica da programação e à oferta de atividades orientadas para a cultura do mar.

Os excelentes números alcançados em 2017 relacionam-se, também, com a programação especial que assinalou os oitenta anos de vida do Museu, com a reabertura aos domingos e com os efeitos positivos do afluxo de turistas a Ílhavo, à região de Aveiro e ao centro de Portugal.

Estes números refletem um projeto cultural amadurecido e um equipamento municipal de grande escala, cuja média de visitantes transitou de cinquenta mil, entre 2001 e 2010, para os setenta mil, entre 2011 e 2017. Este caminho traduz um processo de diversificação de públicos, uma identificação forte das comunidades marítimas com o projeto do Museu e um recrutamento cada vez mais alargado de visitantes.

Durante o ano de 2018, o MMI registará um milhão de visitantes desde que abriu portas, ampliado e renovado, em 2001.

Este mês arranca a nova programação do Museu que começa com as Visitas à Bolina, nos dias 6 e 7 de janeiro, e com o 5.º Aniversário do Aquário dos Bacalhaus.