C.M. Ílhavo - Voltar ao início
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Carnaval de Vale de Ílhavo

Esta manifestação de cariz tão popular integra os satíricos Corsos Carnavalescos e os fascinantes Cardadores, aquelas figuras típicas e irreverentes que surgem do meio da multidão a roncar, a saltar e a cardar.

 

Totalizando cerca de 400 figurantes, que proporcionaram grande espetacularidade ao cortejo, conferida pela beleza dos seus fatos e carros alegóricos, aliando a cor e a alegria à sátira social e brejeirice, às imensas pessoas que afluem às ruas de Vale de Ílhavo

 

Os Cardadores, personagens míticas de Vale de Ílhavo, com características únicas, marcam presença nesta iniciativa com as suas brincadeiras, saltos e corridas inesperadas, percorrendo o cortejo e misturando-se no meio do público num corrupio, provocando grande alarido devido aos apitos, sinetas e guizos que trazem amarrados a si e aos excêntricos trajes que envergam.

 

O Carnaval de Vale de Ílhavo, organizado pela Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas”, conta com o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo, numa parceria que visa a revitalização e o crescimento desta inigualável festa tradicional no panorama do Carnaval Português.

 

 

Cardadores

 
Figuras ímpares no mundo, quer pelo colorido dos seus trajes quer pelas exóticas atuações, sempre envoltas em mistério mas respeitadas por quem as observa.
De origens conturbadas e especulativas (alguns referem a sua origem nos Índios) constituem o fascínio e a atração curiosa de muitas pessoas, com os seus gritos e enormes saltos. Dão corpo a estas figuras que saem às ruas para “ cardar”. Os homens, geralmente solteiros, que em contornos de secretismo e corporativismo fazem as máscaras e vestes tornando-os irreconhecíveis. É dito que no início dos festejos a carda era real, posteriormente os picos foram substituídos por lixa, e hoje em dia a carda é composta unicamente por duas tábuas lisas.
Os cardadores fantasiam-se com máscaras feitas de pele de carneiro, roupa de interior feminina, meias até ao joelho e vários chocalhos amarrados à cintura. Nas máscaras, os olhos são desenhados e pintados com cortiça, o formato do nariz é feito com panos vermelhos e o bigode com pelo de rabo de boi. Na parte de trás da máscara, prendem-se as fitas de papel coloridas, curtas e estreitas, denominadas de paródias. Nas costas do cardador são cozidas à sua indumentária, fitas largas e compridas do mesmo papel.
O grupo tem um líder que é normalmente a pessoa solteira que está há mais anos no grupo. Distingue-se dos outros elementos do grupo, por ter chocalhos maiores e um apito (símbolo de liderança com a finalidade de reunião de todos os elementos), maior volume das paródias e pelos seus penachos maiores e mais vistosos.
Museu Marítimo de Ílhavo
Centro Cultural de Ílhavo
Biblioteca Municipal de Ílhavo
Forum Municipal da Juventude
CROACI
EMER
Skate Park
Ecocentro Municipal