Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Biblioteca do Museu Marítimo de Ílhavo

Travessa Alexandre da Conceição
3830-196 Ílhavo
Tel: 234 092 496
Fax: 234 321 797
www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt
E-mail: ciemar.doc@cm-ilhavo.pt

Catálogo: www.bibliotecamunicipal.cm-ilhavo.pt

GPS: N 40.36'15'' O 8.40'02''

 

Horário de Funcionamento:

Segunda a sexta-feira: 09h00~17h00

CIEMar_1Biblioteca Municipal MMI
O acervo da Biblioteca do Museu Marítimo de Ílhavo (BMMI), acessível ao público em geral, é especializado na temática marítima, com enfoque no setor das pescas.
A constituição da biblioteca remonta às origens do Museu Marítimo e é anterior à própria inauguração do Museu Regional de Ílhavo, em 1937.
Foi inicialmente pensada como uma biblioteca que pudesse reunir os “preciosos livros dos homens de génio da nossa terra” (palavras do poeta ilhavense David Rocha). No entanto, a estreita ligação das suas gentes e do seu território ao mar e à Ria de Aveiro, refinou e precisou a vocação marítima do Museu, e de forma natural a própria coleção documental da BMMI foi acompanhando e refletindo a coleção museológica.
Porque a BMMI procura apoiar e fomentar o discurso expositivo do Museu, no seu acervo também se encontram obras sobre pintura e desenho (nomeadamente de Cândido Teles, João Carlos Celestino Gomes, Eduardo Malta e Palmiro Peixe entre outros) e sobre cerâmica e porcelanas, devido ao importante conjunto de peças da Fábrica da Vista Alegre patente na coleção do Museu.
Como biblioteca especializada de uma unidade museológica, a BMMI tem por missão:
  1. assegurar a salvaguarda, valorização e divulgação do património bibliográfico do Museu;
  2. assegurar o acesso a recursos e serviços, adequados à aprendizagem e investigação no âmbito da vocação e missão do MMI, dos utilizadores externos e internos.


A BMMI constitui-se seguramente como um dos acervos mais relevantes a nível nacional sobre o nosso património marítimo-fluvial, principalmente no sector das pescas e mais particularmente da pesca do bacalhau.