C.M. Ílhavo - Voltar ao início
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Navio-Museu Santo André

Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré

3830 Ílhavo

Tel: 234 329 990

Fax: 234 321 797

E-mail: museuilhavo@cm-ilhavo.pt

http://www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt/pages/33

GPS: 40º38’29.03’’ | -8º43’43.21’’

 

O Navio-Museu Santo André é um pólo do Museu Marítimo de Ílhavo. Fez parte da frota portuguesa de bacalhau e pretende ilustrar as artes do arrasto. Este arrastão lateral (ou clássico) nasceu em 1948, na Holanda, por encomenda da Empresa de Pesca de Aveiro. Era navio moderno, com 71,40 metros e porão para vinte mil quintais de peixe.

 

Nos anos oitenta surgiram restrições à pesca em águas exteriores que resultaram na redução da frota e no abate de boa parte dela. O Santo André não escapou à tendência. A 21 de agosto de 1997 foi desmantelado. Sobrava a memória de um navio emblemático e havia de saber preservá-la. Para tanto foram conciliadas ideias e esforços. O armador do navio, António do Lago Cerqueira, Lda., (pescas Tavares Mascaranhas, S. A.) e a Câmara Municipal de Ílhavo acordaram transformar o velho Santo André em Navio-Museu.

 

Concretiza-se o sonho de quantos viveram a epopeia do bacalhau. O Santo André fora salvo. Não teria o mesmo destino de outros arrastões da sua geração cuja memória se perdeu entre as sucatas. Convertido em museu em 2001, o Santo André iniciou um novo ciclo de vida, visando mostrar aos presentes e vindouros como foram as pescarias do arrasto do bacalhau e honrando a memória de todos os seus tripulantes durante meio século de atividade.

Museu Marítimo de Ílhavo
Centro Cultural de Ílhavo
Biblioteca Municipal de Ílhavo
Forum Municipal da Juventude
CROACI
EMER
Skate Park
Ecocentro Municipal