Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Biblioteca Municipal de Ílhavo celebra 14 anos de valorização cultural

Biblioteca Municipal de Ílhavo celebra 14 anos de valorização cultural
03 Setembro 2019

Ao celebrar, no próximo dia 11 de setembro, o 14.º aniversário da Biblioteca Municipal (BMI), a Câmara Municipal de Ílhavo mantém a firme convicção da importância que este equipamento tem na promoção e valorização cultural dos cidadãos, apresentando um programa diverso e repleto de atividades para todas as idades, que irão decorrer, maioritariamente, entre os dias 10 e 14 de setembro.

Desta programação, cabe o destaque para a Feira do Livro na Biblioteca (10 a 28 de setembro); para a exposição de ilustração “Os animais que tive”, de Gabriela Sotto Mayor (10 de setembro a 30 de novembro); para os “Parabéns à Biblioteca”, no dia 11 de setembro, com a entrega de prémios aos Leitores e Utilizadores mais assíduos; e para o “Piquenique Literário”, no dia 14 de setembro.

Ao longo destes anos, a BMI tem estruturado a sua ação com o claro propósito de promover o livro e a leitura, o acesso gratuito à informação e ao conhecimento, aberta à comunidade e num diálogo constante com autores, ilustradores e promotores da cultura.
No âmbito dos principais serviços que a BMI oferece, nomeadamente no Apoio às Bibliotecas Escolares e na coordenação da Rede de Bibliotecas de Ílhavo, são dinamizadas diversas ações, entre as quais “À Descoberta de...”, “Ílhavo a Ler+”, encontros com autores e ilustradores, ateliês de ilustração, “Semana da Leitura Concelhia”, “Vamos à BMI”, workshops maker no “Makerspace BMI – Juntos fazemos!”, “Visitas a Exposições de Ilustração”, “Newton gostava de Ler”, “Baú de Histórias: A Biblioteca vai à minha Escola”, “Leituras Orientadas: A Biblioteca leva o PNL às Escolas”, entre outros. Aos quais se podem acrescentar ainda os Clubes de Leitura, a Comunidade de Leitores, a Bebeteca e a Hora do Conto.

No primeiro semestre de 2019, mais de 39.000 pessoas usufruíram dos serviços e atividades da BMI: registou cerca de 31.725 empréstimos (requisições de livros, CD, DVD, revistas, jornais e jogos), consultas locais e leitura de periódicos; 395 empréstimos interbibliotecas; mais de 13.000 atendimentos e visitas; 14.297 presenças nas várias ações do serviço educativo e diversas atividades realizadas. Inscreveram-se 308 novos leitores relativamente a 2018, num total de 14.634 leitores inscritos; mais de 70.000 documentos da Biblioteca e um total de 157.336 exemplares no catálogo da Rede de Bibliotecas de Ílhavo.

A Biblioteca Municipal de Ílhavo pretende ter, também, uma intervenção ativa, contribuindo para uma sociedade mais consciente e informada, alargando os seus recursos e a sua dimensão geográfica, integrando a Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), composta pelas bibliotecas dos municípios da região.

Neste sentido, a BMI organizou, em parceria com a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, a II Conferência Internacional [Re]Pensar a Biblioteca Pública, uma iniciativa promovida pela CIRA sob a temática "Gaming e Makerspaces", e que contou com 200 participantes, para além de 4 oradores internacionais. A Conferência permitiu evidenciar as Bibliotecas como “novos” lugares de aprendizagem, com funções mais abrangentes, alargando o interesse muito para além do livro e da leitura.

 

Programa

10 a 28 de setembro

Feira do Livro na Biblioteca

A Feira do Livro está de regresso e consigo traz oportunidades imperdíveis! Aproveite este evento para adquirir livros a um preço mais acessível e oferecer leitura de presente.

 

10 de setembro a 30 de novembro

“Os Animais que tive”, Exposição de ilustração de Gabriela Sotto Mayor

Nesta exposição as ilustrações surgem num registo digital apelativo, com recurso à cor, às formas carinhosas e aos contextos semânticos atribuídos a cada personagem, concorrem ativamente para potenciar as características humorísticas da publicação.
Visitas guiadas com marcação prévia obrigatória.

 

11 de setembro (quarta-feira)

Todo o dia

Parabéns à Biblioteca!

Visite-nos e venha festejar este dia especial connosco!

Hora-a-hora a ler

Leituras, histórias e poemas nas vozes da equipa da BMI.

17h00 Entrega de Prémios aos Leitores e Utilizadores mais assíduos

 

12 de setembro (quinta-feira)

15h00

Ateliê de culinária

Entra na festa e… faz o teu bolo!

Inscrição prévia obrigatória

 

13 de setembro (sexta-feira)

17h00 O piano voltou à Biblioteca...

Visita guiada por bailarina

Inscrição prévia obrigatória

 

14 de setembro (sábado)

10h30 Bebeteca “Um sopro de contos”, por Nina a narradora de histórias

Sessão especial para bebés com livros, música e histórias encantadas… e outras surpresas ao ar livre!

Inscrição prévia obrigatória

 

14h00 Workshop de Ilustração “Os animais que quero ter”, com Gabriela Sotto Mayor

Atividade dirigida a adultos e crianças a partir dos 4 anos (até aos 5 anos acompanhadas por um adulto).

Inscrição prévia obrigatória

 

16h00 Piquenique Literário

Venha festejar em família, ao sabor de leituras e em ambiente de festa com Gabriela Sotto Mayor e João Manuel Ribeiro.

Traga o seu lanche, toalha e livros para partilhar!
Inscrição prévia obrigatória - Gratuito

 

17h00 Visita guiada da Exposição de Ilustrações “Os animais que tive”, de Gabriela Sotto Mayor

Gabriela Sotto Mayor é ilustradora de literatura infantojuvenil. Doutorou-se em Estudos da Criança na especialidade de Comunicação Visual e Expressão Plástica, no Instituto da Educação da Universidade do Minho, em 2015. Mestre em Práticas e Teorias do Desenho, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, desde 2008. É membro colaborador doutorado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UM) e autora de vários artigos - que foram apresentados em conferências internacionais e/ou publicados em revistas científicas - e capítulos de livro. Colaborou com autores como João Pedro Mésseder, José Jorge Letria, João Manuel Ribeiro, Patrícia Reis, Álvaro Magalhães, Caetano Veloso, entre outros. Os seus atuais interesses de investigação são os livros-álbum, com e sem palavras, a resposta leitora a este tipo de publicação e a literacia visual.

 

João Manuel Ribeiro nasceu em Oliveira de Azeméis. Doutorou-se em Ciências da Educação e Mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Tem o Master em libros y literatura infantil y juvenil, pela Universitat Autònoma de Barcelona. É, ainda, Mestre e licenciado em Teologia, pela Universidade Católica do Porto. É poeta, escritor, editor, investigador e é considerado «um dos mais promissores autores de poesia para a infância». Também diretor d’«A Casa do João – Revista de Literatura Infantil e Juvenil» estabeleceu, recentemente, parceria com a Biblioteca Municipal de Ílhavo, que prepara semanalmente o programa «Faz-te à História”, na WEB Rádio d’A Casa do João.