Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Queimas de Amontoados ou Queimadas Extensivas

Queima 1 1024 2500
01 Fevereiro 2019

Obrigatório Comunicação ou Pedido de Autorização


• Página de Internet do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

Registe-se na aplicação e solicite a autorização em 3 passos aqui

• Câmara Municipal de Ílhavo - 234 329 600

(dias úteis: 09h00~17h00)

• Junta de Freguesia da sua área de residência

• Linha Nacional SOS Ambiente e Território GNR - 808 200 520 (chamada local)

(todos os dias: 08h00~21h00)

 

O uso do fogo encontra-se associado a várias práticas agrícolas e florestais, no entanto, são vários os casos em que estas atividades se descontrolam e originam grandes incêndios com graves consequências ecológicas e socioeconómicas. Cerca de 98% das ocorrências em Portugal Continental têm causa humana. Assim, torna-se urgente uma alteração de comportamentos na sociedade de modo a que possam ser realizadas as mesmas práticas, mas com um menor risco, ou seja, com uma menor probabilidade de originar incêndios rurais.

Queima de amontoados - Uso do fogo para eliminação de sobrantes de exploração florestal ou agrícola como podas de vinhas, de oliveiras, entre outros, cortados e amontoados. É proibido fazer queimas durante o Período Crítico e, fora do Período Crítico, nos dias de risco Muito Elevado ou Máximo.

Queimada extensiva - Uso de fogo para renovação de pastagens ou eliminação de restolhos e de sobrantes de exploração florestal ou agrícola, cortados e não amontoados. É proibido fazer queimadas durante o Período Crítico e fora do Período Crítico nos dias de risco de incêndio Elevado a Máximo. Para fazer uma queimada é obrigatório a autorização da respectiva câmara municipal ou junta de freguesia.

Sem acompanhamento técnico adequado (técnico credenciado em fogo controlado, equipa de sapadores florestais ou bombeiros) a realização de queimadas é considerada uso de fogo intencional com coima associada.

 

Mais informações aqui ou

no Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Ílhavo:

Telefone (direto) 234 329 684
Telefone (geral) 234 329 600
Fax 234 329 601
Telemóvel 915 792 896

E-mail: gtfi@cm-ilhavo.pt

 

A nossa Segurança depende de todos!