6.º aniversário do Aquário dos Bacalhaus assinalado com novo recorde de visitas ao Museu Marítimo de Ílhavo

Aquario 1 1024 2500
07 Janeiro 2019

Inaugurado em 2013, projetado pelo gabinete de arquitetura ARX Portugal, o Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) celebra, nos dias 12 e 13 de janeiro, o seu 6.º aniversário.
Plenamente inserido no percurso expositivo do Museu, o Aquário dos Bacalhaus completa o discurso histórico e memorial da Faina Maior oferecendo ao público uma experiência de conhecimento e lazer, através de uma atraente exposição de património biológico dedicado à espécie Gadus morhua, o bacalhau do Atlântico, considerado “o nosso bacalhau”, aquele que os portugueses pescam e consomem há vários séculos.

O Museu Marítimo preparou uma programação comemorativa que inclui uma aula de musicomeditativa, oficinas para famílias e uma tertúlia. Como ponto alto do Aniversário, o programa incorpora a inauguração da exposição fotográfica "O ouro malhado da Islândia", de Pepe Brix; o lançamento do livro “Peixes de Portugal”, de Maria José Costa, com ilustração de Pedro Salgado e fotografia de Emanuel Gonçalves; e o lançamento de dois concursos: o Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras e o 5.º Concurso Modelismo Náutico que se prolonga até 2020).

Este 6.º aniversário do Aquário dos Bacalhaus trouxe uma “prenda” antecipada para a Câmara Municipal de Ílhavo e para o seu Museu Marítimo. O ano de 2018 fechou com o maior número de visitantes da sua história, superando o anterior recorde de públicos do museu, alcançado em 2017. De janeiro a dezembro, do ano passado, foram 87.557 os visitantes que realizaram o percurso expositivo do Museu, colocando o MMI entre os museus mais visitados do país, confirmando-se a tendência de alargamento de públicos que se tem evidenciado ao longo dos últimos anos.

12 janeiro, sábado - Dia do Aquário

10h00

Aula de Musicomeditativa, com Sílvia Fernandes Gomes (Crisom)

Público-alvo: adultos - Limitado a 20 pessoas (custo: €3,00)