Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Vista Alegre lança Prémio Internacional de Ilustração em Porcelana

Ripp  2  1 1024 2500
05 Novembro 2018

A histórica marca portuguesa Vista Alegre institui o Prémio Internacional de Ilustração e Porcelana, cuja primeira edição está já em curso, numa parceria com a Tcharan Editora e a Câmara Municipal de Ílhavo.

Esta é uma iniciativa de periodicidade anual que tem como objetivo fundamental potenciar a ilustração em porcelana, encorajando a construção de pontes e de novos diálogos entre a ilustração e o material cerâmico, suporte distinto, que abre novos caminhos à exploração artística.

Com inscrições até 31 de dezembro, a maiores de 18 anos, amadores ou profissionais, este concurso desafia os participantes a fazerem uma representação gráfica numa peça da Vista Alegre, devendo as criações respeitar o tema escolhido para esta primeira edição: “Espaço”. A tela em branco sob a qual os artistas poderão dar asas à sua imaginação será o prato “Saturn”, galardoado recentemente nos German Design Awards 2019, a prestigiada competição internacional que distingue a excelência do design mundial, atribuída pelo Conselho Alemão do Design.

O vencedor desta primeira edição do Prémio Internacional de Ilustração em Porcelana será anunciado em abril de 2019, recebendo um prémio pecuniário de €2000 (dois mil euros), comparticipado pela Câmara Municipal de Ílhavo. Será ainda elaborada uma seleção de dez trabalhos que irão fazer parte de uma exposição no Museu Vista Alegre e do catálogo da exposição, a inaugurar em maio de 2019.

Este prémio pretende dar continuidade à história que tem vindo a unir a porcelana Vista Alegre e a ilustração. A coleção “1+1=1”, que associa a porcelana Vista Alegre a criadores das várias disciplinas, como a literatura, música ou cinema a ilustradores; o projeto “2i Ilustradores Internacionais”, resultado de uma parceria entre a Vista Alegre e a Ilustrarte – Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, e ainda as coleções infantis “Quando Eu nasci” e “Era uma vez um cão”, numa parceria com a editora Tcharan são exemplos da perfeita relação entre a arte da porcelana e a ilustração, que tem vindo a assumir uma importância crescente na oferta de novos produtos da Vista Alegre.

A primeira edição do Prémio Internacional de Ilustração em Porcelana encontra-se integrada no terceiro evento “Ilustração à Vista”, promovido em parceria pela Vista Alegre e pelo Município de Ílhavo e que lança o desafio de pensar a ilustração nas suas infinitas e improváveis variantes, em diferentes espaços culturais e públicos do território Ilhavense.

Mais informação em: www.piip.vistaalegre.com

 

Sobre a Vista Alegre


A fábrica de porcelanas Vista Alegre foi fundada em 1824, em Ílhavo, distrito de Aveiro. Ao longo do seu percurso, a marca esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesa, e adquiriu uma notoriedade internacional ímpar. Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro feitos à mão e de elevada qualidade), dando origem a um dos maiores grupos de tableware e giftware da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis. Em 2009, o Grupo Vista Alegre Atlantis passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira, após a oferta pública lançada com sucesso sobre as ações da Vista Alegre Atlantis.
No último ano, o design da marca portuguesa de porcelana, cristal e vidro arrecadou 14 prémios no total. O ano de 2018 começou com o júri internacional dos Good Design Awards, um prémio entregue anualmente pelo Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design aos projetos industriais, gráficos e de produtos mais inovadores produzidos em todo o mundo, distinguindo as colecções Gazelle, Poison e Lavish. Em maio, os European Product Design Awards premiaram Cannaregio, Hryb e os Copos de Bicos Bicolores.
A coleção de iluminação E2H, a coleção de art crystal & glass Única, e a linha de hotelware Saturn conquistaram uma das mais importantes distinções internacionais de design, o selo German Design Award 2019 Winner, atribuído pelo Conselho Alemão do Design, que distingue a excelência do design mundial. Ao todo, desde 2014, a Vista Alegre recebeu 63 prémios e distinções internacionais pelo design do seu produto.
Grandes nomes do design contemporâneo, da pintura, escultura, arquitetura, literatura e outras formas de arte têm emprestado o seu talento a muitas criações da marca. Siza Vieira, Joana Vasconcelos, Patrick Norguet, Ross Lovegrove, Marcel Wanders, Jaime Hayon, Malangatana, Sempé, Karim Rashid, Brunno Jahara, Carsten Gollnick, Sam Baron, a marca francesa Christian Lacroix e a insígnia Oscar de la Renta são alguns dos artistas e designers que se associaram à Vista Alegre.
Os serviços Vista Alegre são usados oficialmente pelo Presidente da República Portuguesa, pela Casa Branca, por várias Casas Reais e por muitas personalidades de todo o mundo, como a rainha Isabel II de Inglaterra, o rei Filipe VI de Espanha e a rainha Beatriz da Holanda. A Vista Alegre fornece ainda as loiças oficiais de várias embaixadas espalhadas pelo mundo, nomeadamente as do Brasil, Espanha e Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.
Em outubro deste ano a Vista Alegre foi distinguida pela Comissão Europeia com o prémio “Regiostars” na categoria “Escolha do Público”. O RegioStars é um galardão em que a Comissão Europeia distingue os melhores projetos de política de coesão na União Europeia, privilegiando projetos inovadores e de boas práticas de desenvolvimento regional.

Saiba mais em: www.vistaalegre.com