Museu Marítimo de Ílhavo - 12.º Aniversário da Ampliação e Remodelação

Mmi noticia 1 1024 2500
17 Outubro 2013

Marco incontornável na divulgação da Cultura e da História Ilhavense, o Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) é hoje um dos principais espaços dedicados à Pesca do Bacalhau e ao Mar, aliando o caráter extraordinário e único da história da “Faina Maior” à beleza da arquitetura do edificado, constituindo uma referência na museologia portuguesa, diferenciadora do Município, da Região de Aveiro, da Região Centro e de um Portugal intimamente ligado ao Mar.

Assinalando o 12.º Aniversário do Renovado MMI no próximo dia 19 de outubro, o programa comemorativo oferece um conjunto amplo de atividades, num dia aberto que permitirá uma participação ativa do público nos ateliers de serviço educativo e convida a “mergulhar” na vida do Aquário dos Bacalhaus conhecendo como se alimentam, como vivem e interagem com o mergulhador e no seu próprio ambiente marinho.

A sessão comemorativa tem como principal evento o lançamento de um e-book, edição digital das principais obras de Octávio Lixa Filgueiras, intitulada Barcos de Portugal. Iniciativa de divulgação que contribuirá para projetar, à escala nacional e internacional, o espólio documental do arquiteto Lixa Filgueiras que foi doado ao Museu Marítimo de Ílhavo.

Esta sessão comemorativa vai ser presidida pelo Presidente Ribau Esteves, naquele que vai ser o seu último ato público formal, no Edifício Municipal que constitui, na dimensão física e imaterial, uma das principais apostas e realizações dos seus dezasseis anos de liderança do Município de Ílhavo, a terra que tem “O Mar por Tradição” e que é a “Capital Portuguesa do Bacalhau”.

O programa completa-se com a apresentação de duas exposições: uma exposição residente, composta por 36 fotografias do espólio doado pelo Capitão Valdemar Aveiro, uma preciosa viagem nos navios Coimbra e Vasco d’Orey; e a exposição itinerante, produzida pelo CIEMar-Ílhavo e destinada a instituições portuguesas e de países de língua portuguesa, intitulada O Bacalhau na Cultura Portuguesa, um discurso eminentemente visual que explica um dos fenómenos centrais da identidade nacional cujo património se concentra no Museu Marítimo de Ílhavo.

10h00-20h00 | Dia Aberto

· Ateliês de Serviço Educativo, projeto Cápsula do Tempo

15h00 | Visita especial “Mergulhador por um dia”

(marcação prévia · limitado a 50 pessoas)