Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Planeamento

Os Planos de Emergência de Proteção Civil são documentos formais, nos quais as Autoridades de Proteção Civil, nos seus diferentes níveis, definem as orientações relativamente ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de proteção civil. A eficaz gestão de uma situação de emergência de proteção civil (acidente grave ou catástrofe) regula-se com um bom planeamento e deverá ter por base um plano de emergência simples, flexível, dinâmico, preciso e adequado às características locais, sempre numa lógica de melhoria contínua e uniformizado às ações necessárias à resposta.
 
imagem

Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Ílhavo

Aprovado pela Comissão Nacional de Proteção Civil em 2010, e revisto em 2012, o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC Ílhavo) foi elaborado para enfrentar a generalidade das situações de emergência que se admitem poder vir a provocar situações de Proteção Civil no Município de Ílhavo. Neste sentido, o PMEPC Ílhavo foi concebido para organizar a intervenção das entidades e recursos disponíveis com responsabilidade na área da Segurança e Socorro, estabelecendo o dispositivo de funcionamento dos diversos serviços chamados a intervir.
PEE2012

Plano de Emergência Externo de Ílhavo

Aprovado pela Comissão Nacional de Proteção Civilem 2010, e revisto em 2012, o Plano de Emergência Externo, funcionando em estreita articulação com o PMEPC Ílhavo, visa clarificar e criar condições para se estabelecer o diálogo institucional, definindo tarefas e missões a atribuir em caso de emergência a todos os agentes locais que deverão intervir numa situação de acidente industrial grave.

 

 

CAPA_PMEEE.jpgPlano Municipal de Emergência para Estabelecimentos de Ensino

Os Planos de Emergência dos Estabelecimentos de Ensino do Município encontram-se atualizados de acordo com a nova legislação em vigor. Fundamentalmente, pretende-se com os Planos de Emergência dos Estabelecimentos de Ensino dotar as respetivas Escolas de um nível de segurança eficaz, controlando e minimizando os riscos de ocorrência de situações de emergência, reduzindo os seus efeitos.

Capas_sitePlano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios

Aprovado em 28 de setembro de 2018, nos termos do Despacho n.º 443-A/2018, de 9 de janeiro, alterado pelo Despacho n.º 1222-B/2018, de 2 de fevereiro, o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Município de Ílhavo (PMDFCI) para o período 2019-2028 (vigência de 10 anos), é o instrumento que visa concretizar os objetivos definidos no Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, entre os quais a redução da incidência de incêndios e a melhoria da eficácia e eficiência da gestão dos mesmos.

Plano Operacional Municipal

Anualmente aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta, o Plano Operacional Municipal é um plano anual que se materializa na operacionalização de todos os dispositivos de Defesa da Floresta Contra Incêndios, assumindo-se, também, como uma importante ferramenta no planeamento de combate aos incêndios florestais.