Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Circulação viária na antiga Rotunda da Barra com distribuição de trânsito definitiva

Circulação viária na antiga Rotunda da Barra com distribuição de trânsito definitiva
22 Junho 2018

A Câmara Municipal de Ílhavo prevê que o prazo definido para a abertura da circulação do trânsito na requalificação viária da antiga Rotunda da Barra seja antecipada em cerca de uma semana.
O anúncio público foi feito ontem, quinta-feira, pelo Presidente da Autarquia, numa visita técnica à obra que antecedeu a realização da reunião da Câmara Municipal, que teve lugar na Costa Nova.

No balanço feito ao decurso da empreitada e às diferentes etapas de execução dos trabalhos que decorrem desde finais de setembro de 2017, Fernando Caçoilo anunciou que, a partir deste sábado, 23 de junho, os fluxos de trânsito de saída da Barra e entre a Barra e a Costa Nova passam a ser efetuados pelo traçado definitivo, sob o novo viaduto.

Desfazendo quaisquer dúvidas quanto aos prazos de execução desta complexa empreitada, o Presidente da Câmara anunciou ainda que entre os dias 9 e 13 de julho o Executivo prevê que todos os traçados estejam prontos, incluindo os acessos pelo tabuleiro do viaduto, e que toda a circulação viária se realize de forma definitiva, permitindo cumprir um dos principais objetivos da empreitada que é a maior e melhor fluidez de trânsito nas entradas e saídas para a Praia da Barra e Praia da Costa Nova, transpondo o projeto para o futuro, para muitos verões que se avizinham, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e de acessibilidade às Praias do Município.

Após a conclusão destes trabalhos que estabelecem a circulação autónoma e a respetiva sinalização rodoviária, a obra entrará, por força da pressão turística e balnear, numa fase de suspensão parcial, retomando-se os trabalhos de conclusão das zonas envolventes em setembro, evitando causar mais transtornos, concluindo-se dessa forma um investimento de 1,7 milhões de euros num projeto que terá impactos para as gerações futuras e promoverá melhor mobilidade e maior segurança.

Nesta visita técnica de balanço houve ainda espaço para a apresentação de um projeto que complementa os objetivos da requalificação viária da antiga Rotunda da Barra. Trata-se de um sistema piloto implementado pela empresa Microio que permitirá a quem se desloca para a Praia da Barra saber, antecipadamente, os lugares de estacionamento livres nas duas principais artérias: Avenidas Corte Real e Fernandes Lavrador.
Esta experiência tecnológica, que coloca o Município de Ílhavo no mapa das cidades inteligentes e nos municípios inovadores, irá também servir de modelo para a implementação, por parte do Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro, de um sistema mais alargado de comunicações e disponibilização de serviços para automobilistas no troço entre a denominada “Ponte da Gafanha” e a Barra, denominado projeto PASMO.