Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

SEMI - Serviço Educativo do Município de Ílhavo

 

O Serviço Educativo Municipal de Ílhavo (SEMI) é uma importante e inovadora aposta da Câmara Municipal, pois redefine objetivos e estabelece novos compromissos na construção de uma dinâmica educativa municipal ainda mais forte e coesa, indo ao encontro das necessidades reais do Município e de toda a sua Comunidade.

Este serviço, implementado desde o ano letivo 2011/2012, procura fortalecer e consolidar os princípios e propósitos da Câmara Municipal de Ílhavo, promovendo uma politica de educação inovadora e envolvendo, de forma articulada e integrada, os diversos espaços municipais: Biblioteca Municipal de Ílhavo (BMI), 23 Milhas, que inclui a Casa da Cultura Ílhavo, a Fábrica das Ideias Gafanha da Nazaré e o Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre, Escola Municipal de Educação Rodoviária (EMER), Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), Navio-Museu Santo André (NMSA) e Centro de Documentação de Ílhavo (CDI). Neste novo ano letivo a aposta do SEMI é reforçada com a inclusão do Museu Vista Alegre (MVA).

 

Estes Espaços Municipais são pautados por uma atuação, missão e valores próprios, sendo que o SEMI dá continuidade ao trabalho que é realizado por cada um deles e repensa novas atividades, projetos e programas. Desta forma, o SEMI congrega e otimiza esforços, rentabiliza recursos e redefine prioridades, potenciando assim uma ligação e uma intervenção mais concertada na construção de um Serviço Educativo que se quer cada vez mais Integrado e Integrador, com vista a melhor servir toda a Comunidade Educativa. Para o ano letivo 2018/2019, o SEMI apresenta uma diversificada Oferta Educativa, procurando levar a sua marca pelos vários contextos nacionais, esperando a visita de outros públicos para além da comunidade mais próxima.

No que diz respeito ao público escolar do Município, a Câmara Municipal disponibiliza transporte gratuito para a participação nas atividades propostas pelo SEMI, sendo que a afetação do transporte respeita um plano anual de distribuição, devidamente enquadrado nas orientações emanadas pela política educativa municipal vigente. Esta organização atende à especificidade de cada nível de ensino e procura garantir que todas as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico do município tenham a oportunidade de visitar, pelo menos uma vez, todos os Espaços existentes, potenciando assim a tomada de consciência da cultura, tradições e valores ilhavenses.

 

Para o ano letivo 2018/2019, reforça-se a organização do Quadro Referência SEMI:

out - jan  fev - mai
Pré-escolar livre livre
1.º ano MMI CEA
2.º ano BMI
3.º ano 23 Milhas EMER
4.º ano MMI NMSA
5.º ano MVA CEA
6.º ano 23 Milhas 23 Milhas
7.º ano BMI CDI
8.º ano MMI NMSA
9.º ano CDI EMER
Ensino Secundário 23 Milhas 23 Milhas

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Ao longo do ano letivo, os vários Espaços Municipais têm ao dispor da Comunidade Educativa um vasto conjunto de atividades.

Oferta Educatica SEMI 2018/2019

 

TODAS AS ATIVIDADES REQUEREM MARCAÇÃO PRÉVIA

Para entidades fora do município a marcação deverá ser efetuada junto do serviço pretendido.

Para estabelecimentos de ensino do Município de Ílhavo a marcação é obrigatória através de semi@cm-ilhavo.pt.

Ficha de Inscrição

 

Contactos SEMI

Telefone: 234 329 633
Fax: 234 329 601
 
 

Para visualizar fotos de algumas atividades, clique aqui.