Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Ensino da Música

A educação artística em geral, e a música em particular, são detentoras de um rico potencial educativo, formativo e performativo. Assim sendo, a música é reconhecida como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio. É assim sabido que a música fortalece o desenvolvimento inteletual, o estímulo à criatividade e também a possibilidade de expressar os diversos sentimentos por meio dos sons.
Desta forma, os benefícios das aulas de música são reconhecidos por todos os estudiosos e pedagogos como uma mais-valia desde os primeiros anos escolares. A literatura reforça ainda que as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola, na sua vida e geralmente apresentam notas mais elevadas quanto à aptidão escolar, sendo que já Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.
E é neste contexto, que a Câmara Municipal de Ílhavo oferece o “Ensino da Música” como Atividade de Enriquecimento Curricular a todos os alunos das escolas do Município, de forma a que, através da música, os alunos possam expressar-se e comunicar, bem como promover experiências de apreciação e abordagem em vários contextos culturais e históricos.
Para que o “Ensino da Música” ocorra, são vários os docentes da atividade de Música que asseguram estas aulas com a lecionação dos conteúdos do ensino generalizado da música e sempre através de metodologias e estratégias lúdicas.