Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Atendimento Social Integrado de Ílhavo promove formação em Prevenção de Comportamentos Aditivos

Bmi 1 1024 2500
03 Maio 2019

O Atendimento Social Integrado de Ílhavo vai promover, no dia 16 de maio, entre as 9.30 e as 12.30 horas, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, uma ação de formação denominada “Prevenção Indicada de Comportamentos Aditivos”.

A iniciativa orientada por Joana Silvestre Gonçalves, Psicóloga Clínica no CRI Aveiro e Coordenadora da "Consulta para Jovens e Famílias" conta com a parceria do Centro de Respostas Integradas de Aveiro (CRI Aveiro) e estará focada nos desafios associados aos comportamentos aditivos e as áreas a dar prioridade na sua prevenção. São entendidos como comportamentos aditivos, de forma resumida e linear, fenómenos com características impulsivas‐compulsivas em relação a diferentes atividades ou condutas, como por exemplo, os comportamentos repetitivos de repulsa ou obsessão.

Contemplada no Plano de Ação de 2019 do Atendimento Social Integrado de Ílhavo, esta sessão tem como objetivo facultar conhecimentos especializados aos Técnicos de Intervenção Social que atuam diretamente no terreno. Apesar de gratuita é necessária a inscrição prévia através do e-mail dass@cm-ilhavo.pt.

 

Atendimento Social Integrado de Ílhavo

Criado em 2008, o Atendimento Social Integrado de Ílhavo, com gestão partilhada entre a Autarquia, a Segurança Social, as IPSS, entre outras, constitui um espaço de caráter inovador, onde os munícipes podem tratar de todos os assuntos relacionados com a área social.
Contando com uma rede alargada de parceiros, a filosofia subjacente à criação deste serviço remete para uma nova realidade onde cada agregado familiar ou indivíduo passa a contar com o acompanhamento e aconselhamento de um “Gestor de Processo” do Município, um técnico da área das ciências sociais que assume um papel basilar na elaboração de diagnósticos e estratégias de intervenção.
No Atendimento Social Integrado, que funciona no edifício da Câmara Municipal de Ílhavo, os munícipes podem tratar questões ligadas à área social, como, por exemplo, habitação, desemprego, pobreza, alcoolismo, toxicodependência, violência doméstica; imigração, esclarecimentos sobre o Rendimento Social de Inserção e o Complemento Solidário para Idosos, bolsas de estudo, entre outros.