Novo conceito da Feira Vocacional e do Emprego de Ílhavo foi aposta ganha

Feira emprego 1 1024 2500
28 Março 2019

O balanço que a Câmara Municipal de Ílhavo faz à “(In)Forma-te! - Feira Vocacional e do Emprego do Município de Ílhavo”, que teve lugar ontem, na Casa da Cultura de Ílhavo, foi bastante positivo, não só pelo número significativo de participantes, que rondou os 1.100, mas também pela mais-valia que a inclusão da vertente da Formação trouxe, este ano e pela primeira vez, à iniciativa.

A edição de 2019 apresentou-se com um novo conceito e uma estruturação renovada: realizando-se durante todo o dia, à vertente do Emprego foi adicionada a componente da Formação (académica e profissional) e o evento passou também a incluir novas abordagens informativas e formativas, como workshops, espaço de partilha de experiências e testemunhos e uma mostra de talentos.

A vertente da Formação foi o mote da intervenção do Vereador do Pelouro da Educação e Formação da Câmara Municipal de Ílhavo, Tiago Lourenço, na sessão de abertura, referindo que este tinha sido o compromisso assumido no final da edição de 2018: «a presença dos Agrupamentos de Escolas e das Instituições de Ensino Superior permitirá aos jovens, nomeadamente aos que terminam o 3.º ciclo do ensino básico, encontrarem outras opções e alternativas para o seu percurso escolar no ensino secundário, e motivar os alunos que terminam o 12.º ano a continuarem os seus estudos nas universidades e institutos politécnicos, potenciando uma maior capacitação profissional e melhores habilitações dos jovens para enfrentarem o mercado laboral». A aposta na componente da formação, referiu ainda Tiago Lourenço, «tem, também, como objetivo demonstrar o elevado valor da oferta formativa profissional que as escolas secundárias do Município de Ílhavo têm e o trabalho pedagógico que desenvolvem». O Vereador da Autarquia, como forma de motivar as várias centenas de participantes na iniciativa, não quis deixar de recordar que a edição de 2018 da Feira de Emprego permitiu a empregabilidade de 15 pessoas que encontraram, no evento, novas oportunidades profissionais.

O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, realçou a importância que tem esta iniciativa para a Autarquia «por permitir que os nossos cidadãos, os nossos munícipes, possam encontrar aquela oportunidade profissional ou formativa que tanto procuram». Para Fernando Caçoilo, «qualquer valor da taxa de desemprego será sempre alto para um país que necessita fortemente de desenvolver a sua economia e garantir a estabilidade social. É um facto que o emprego subiu em Portugal mas, infelizmente, o nível salarial não acompanhou essa realidade. Mas mesmo assim, é preferível um emprego com um salário que seja, no mínimo, adequado e equilibrado do que o desempregado. O país precisa que os níveis salariais sejam mais altos, mais justos e mais próximos do nível europeu. Esta meta, tão desejável, só será possível alcançar com uma economia que cresça mais, cresça de forma efetiva e com valor».

A terminar a sessão de abertura agradeceu «a todas as empresas, escolas, universidades, entidades e instituições que marcaram presença e aceitaram o convite da Câmara para serem nossas parceiras neste evento». E desejou que «no final do dia haja melhores perspetivas profissionais, melhores horizontes e um futuro mais sólido, e que todos possam agarrar, o melhor possível, as oportunidades que possam surgir nesta Feira Vocacional e do Emprego, seja ao nível profissional, seja ao nível da formação».

Às 21 empresas dos Municípios de Ílhavo, Aveiro e Vagos, presentes na “(In)Forma-te! – Feira Vocacional e do Emprego do Município de Ílhavo”, juntaram-se, este ano, 9 Universidades e Institutos Politécnicos, 5 Entidades Públicas e Associações e os 3 Agrupamentos de Escolas, na vertente da Formação.

Marcaram também presença, na área Vocacional, dois ramos das Forças Armadas (Exército e Marinha), a PSP, a GNR, os Bombeiros Voluntários de Ílhavo e a Federação Nacional de Associações Juvenis que preencheram a Praça da Casa da Cultura de Ílhavo, animada pelo curso profissional de desporto da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes (Ílhavo) e pela Escola Secundária da Gafanha da Nazaré com os seus projetos: GAFe Bike Lab e Centro de Formação Desportiva de Vela e Canoagem.

FOTOS AQUI

Instituições presentes no Espaço Formação

Câmara Municipal de Ílhavo - Juventude

IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude