“(In)Forma-te!” é a renovada Feira Vocacional e do Emprego do Município de Ílhavo

19 Março 2019

São cerca de 360 mil os desempregados em Portugal, sendo que a Região de Aveiro regista um valor próximo dos 12 mil.

A Câmara Municipal de Ílhavo juntou a estes valores os cerca de 46 mil cidadãos à procura do 1.º emprego e os 320 mil que intencionam alterar a sua atividade ou vínculo laboral e reformulou o conceito das anteriores edições da Feira de Emprego do Município.

A edição de 2019 apresenta-se, por isso, com uma nova conceção: à vertente do Emprego é adicionada a componente da Vocação e da Formação (académica e profissional) e a iniciativa passa ainda a incluir novas abordagens informativas e formativas.

Assim, (In)Forma-te! - Feira Vocacional e do Emprego do Município de Ílhavo vai ocupar vários espaços da Casa da Cultura de Ílhavo, no dia 27 de março, entre as 10.00 e as 17.30 horas, com várias novidades em relação às três primeiras edições: a renovação do seu conceito; o Espaço Emprego com a presença de mais de 20 empresas e entidades dos municípios de Ílhavo, Aveiro e Vagos; o Espaço Formação que integra uma mostra das ofertas formativas dos cursos Científico-Humanísticas e de alguns cursos profissionais, bem como, respostas direcionadas para o ensino superior, promovidos por 10 Universidades, Institutos Politécnicos, Centros de Formação e os 3 Agrupamentos de Escola do Município de Ílhavo; e o Espaço Vocação que conta com a participação de entidades dos vários ramos das Forças Armadas, PSP, GNR, Bombeiros e a Federação Nacional de Associações Juvenis que preencherão a Praça da Casa da Cultura de Ílhavo.

Das empresas que potenciam as diversas ofertas laborais, destaque para a presença, nesta edição, de uma empresa holandesa, a European Multi Talent Group Health Care, especializada no recrutamento de enfermeiros.

“(In)Forma-te!” tem como principal objetivo incentivar a procura ativa de emprego, potenciando o contacto direto com algumas das maiores empresas do Município de Ílhavo e da Região de Aveiro, através de Balcões de Esclarecimento e Entrevistas rápidas, bem como fomentar e orientar para a formação académica e profissional.

Esta renovada Feira Vocacional e do Emprego de Ílhavo é o espelho da preocupação da Câmara Municipal no apoio aos desempregados locais, aos jovens à procura do 1.º emprego e aos que pretendem uma alteração no seu percurso profissional, para além de uma resposta às necessidades de recursos humanos do tecido empresarial local.

A sessão de abertura está agendada para as 10.00 horas, na Casa da Cultura de Ílhavo, e conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, e do Diretor do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Aveiro, Pedro Valentim de Carvalho.

09h45 Abertura e Receção dos Participantes

10h00 Sessão de Abertura