Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza - 17 de outubro

Pobreza 1 1024 2500
17 Outubro 2018

Neste dia, 17 de outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, lembramos a importância do combate à pobreza como causa nacional e local.
Hoje há cerca de um milhão oitocentos e noventa mil portugueses em situação de pobreza. É quase 1 em cada 5 portugueses.
Mas o que é exatamente ser pobre? E como é que se mede a pobreza?
Para conseguir medir a pobreza foi definido o chamado “limiar de pobreza”. O valor vai alterando e é definido com base no rendimento médio dos portugueses. Desde 2016, ser pobre é viver com menos de 454€, por mês, situação em que se encontra 18,3% da população.
Mas quem são essas pessoas?
Crianças e jovens continuam a ser os mais atingidos e logo a seguir estão os idosos. As pessoas que vivem sozinhas, as famílias com 3 ou mais filhos e as famílias monoparentais são as mais expostas à pobreza.
Existe uma relação muito próxima entre a escolaridade e o nível de vida. Por exemplo, entre as pessoas que têm um nível de escolaridade inferior ao 1º ciclo do ensino básico, 47% são pobres.
Se a escola é primordial, o emprego ainda mais. 45% das pessoas que estão desempregadas vive abaixo do limite dos 454€, por mês. Mas mesmo às vezes ter trabalho não garante nada. Em Portugal, 11 em casa 100 trabalhadores não ganha o suficiente para sair da pobreza.
Isto significa que há caminho a fazer, quer no reforço dos apoios sociais, quer no investimento na economia, para que reduzir ou eliminar a pobreza seja um objetivo mais fácil de alcançar.
O dia 17 de outubro apresenta uma oportunidade para refletir sobre aqueles que vivem em pobreza e reconhecer a sua coragem. É um dia para todos reafirmarmos o nosso compromisso para com os mais vulneráveis das nossas sociedades, assegurando que as suas vozes são ouvidas e os seus direitos fundamentais respeitados.