Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Câmara Municipal de Ílhavo promove Dia Internacional da Família a 15 de maio

Fica tudo em familia 1 1024 2500
14 Maio 2018

A Câmara Municipal de Ílhavo decidiu dedicar todo o mês de maio à família, reforçando as suas preocupações e políticas municipais com esta área.

Um programa que comporta diversas atividades especialmente estruturadas para as famílias preenche, durante todo o mês, o projeto “Fica tudo em Família!”, com destaque para um conjunto de propostas diárias e para o dia 15 de maio em que se celebra o Dia Internacional da Família.
Com o objetivo de tornar o Município de Ílhavo mais inclusivo, acolhedor e convidando todos os munícipes a usufruírem dele, no Dia Internacional da Família será lançado nas redes sociais um vídeo promocional, no qual todas as famílias são desafiadas a aproveitar o que de melhor Ílhavo tem para oferecer.

As preocupações da Câmara Municipal pelas questões da família têm ganho uma crescente importância, tendo o Município de Ílhavo sido, pelo segundo ano consecutivo, distinguido como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável”, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.
Esta distinção é entregue aos municípios que têm práticas amigas das famílias e que adotam medidas facilitadoras de conciliação de vida familiar e laboral, colaborando, dessa forma, para o combate ao envelhecimento e desertificação, quer pela criação de emprego, pelo aumento do espírito de iniciativa e pela estabilidade social, tornando-se, desta forma, um modelo destas práticas para as empresas e munícipes.

É na família que crescemos, que desenvolvemos a nossa identidade e que recebemos suporte para a construção daquilo que nos define enquanto pessoas. A vida familiar é um espaço de afetos e de proteção que, simultaneamente, nos prepara para abraçar os desafios do mundo. Nela vivemos um conjunto de experiências e vivências gratificantes, mas, também, momentos de preocupação, dúvidas e receios, associados a crises, esperadas ou inesperadas, às quais a família tem de que se adaptar.

Também a criação do Gabinete de Apoio à Família, em junho de 2017, mostra a forte aposta nesta área. O Gabinete é dirigido a todas as famílias que residam no Município de Ílhavo, em diferentes fases do seu ciclo vital e que que necessitem de apoio para lidar com qualquer tipo de dúvida ou problema relacionado com a sua vida familiar, ou com um dos elementos da família.
Este serviço é gratuito, confidencial e passa pelo atendimento, aconselhamento, apoio psicoterapêutico e encaminhamento para respostas adequadas aos problemas apresentados. O objetivo geral é potenciar a família nas suas diferentes dimensões e proporcionar uma resposta global e integrada aos problemas apresentados (contacto: 234 329 625).

A Câmara Municipal disponibiliza ainda o Cartão Família, destinado a agregados familiares com três ou mais dependentes, constituídos não apenas por menores, mas também pessoas portadoras de deficiência ou pessoas idosas e criado com o objetivo de promover o acesso a benefícios na aquisição de bens e serviços, proporcionados por entidades públicas e privadas, bastando para isso dirigir-se ao Atendimento Integrado sito no Edifício Municipal.