Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

CMI volta a ser distinguida com o galardão de Autarquia Familiarmente Responsável

Cmi 1 1024 2500
15 Novembro 2017

A Câmara Municipal de Ílhavo foi distinguida, pelo segundo ano consecutivo, como “Autarquia Familiarmente Responsável”, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.


A Bandeira Verde tem como principal objetivo dar visibilidade às autarquias com boas práticas e incentivar as restantes a melhorarem as suas políticas de apoio à família.


A Câmara Municipal de Ílhavo foi uma das 61 autarquias a ser distinguida pelas melhores práticas amigas das famílias, tendo em conta o papel vital que estas desempenham na sociedade. Para esta distinção foram analisadas as políticas da família dos municípios em diferentes áreas de atuação, tais como: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação, urbanismo e acessibilidades; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; entre outras iniciativas.

 

Além destas boas práticas, são ainda analisadas as políticas dirigidas aos funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e família.

 

Este importante galardão, que muito nos congratula e honra, vem no seguimento de diversas políticas ativas que a Câmara Municipal de Ílhavo tem vindo a implementar nestes últimos anos, com especial destaque para o Plano Municipal de Apoio À Família, que integrou algumas da medidas, como a criação do Cartão Família, dirigido a famílias com três ou mais dependentes; a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para famílias com descendentes; a Tarifa Familiar da Água, que tem em consideração o número de pessoas por agregado familiar e a criação do Gabinete de Apoio à Família.

 

Esta honrosa distinção é o reflexo de todo o empenho e do compromisso assumido pelo Município de Ílhavo com as suas famílias, em matéria de responsabilidade familiar, e um estímulo para, no futuro, continuar a proporcionar às famílias bem-estar e qualidade de vida, criando uma cultura favorável à família e à conciliação família/trabalho.

 

A cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes vai ter lugar no próximo dia 29 de novembro, no auditório da Fundação CEFA, em Coimbra.