Câmara Municipal de Ílhavo assinala o Dia Internacional da Família

Convite familias 1 1024 2500
12 Maio 2016

No âmbito da Comemoração do Dia Internacional da Família, vai ter lugar no próximo sábado, dia 14 de maio, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, a Apresentação do Plano Municipal de Apoio à Família e do Plano Local de Promoção dos Direitos da Criança de Ílhavo.

O Plano Municipal de Apoio à Família está a ser desenvolvido com o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida das famílias e a sua fixação no Município de Ílhavo, assim como a criação de incentivos à natalidade, através da criação e implementação de forma articulada e integrada de respostas às diferentes necessidades sentidas por estas, e destina-se nomeadamente a famílias com dependentes menores ou idosos.

O Plano Local de Promoção dos Direitos da Criança está a ser desenvolvido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Ílhavo, no âmbito do Projeto “Tecer a Prevenção” promovido pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), tendo como objetivo a dinamização das atividades da CPCJ, na sua modalidade alargada, face às competências previstas no artigo 18.º da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, Lei n.º 147/99, de 1 de setembro, com a redação que lhe foi dada pela Lei n.º 142/2015, de 8 de setembro. Estas competências remetem para uma ação de índole preventiva, em parceria com outras entidades direcionadas à prevenção primária dos fatores de risco que, na comunidade, afetam as crianças e jovens, os seu direitos e interesses, bem-estar e desenvolvimento integral.

No dia 29 de abril de 2015, a CPCJ de Ílhavo aderiu ao projeto “Tecer a Prevenção”, tendo desenvolvido, com o envolvimento de todos os elementos da Comissão Alargada, bem como de representantes de outras entidades da comunidade com intervenção relevante na infância e juventude (ao nível da ação social, saúde, educação, cultura, desporto e associativismo juvenil) as diferentes fases se implementação do Plano Local de Promoção dos Direitos da Criança, que foi aprovado no passado dia 3 de maio, vai agora entrar em fase de implementação.