Campanha de Sensibilização sobre Tráfico de Seres Humanos

08 Março 2016

No âmbito da comemoração do Dia da Mulher, a Câmara Municipal de Ílhavo associa-se a uma Campanha de Sensibilização sobre Tráfico de Seres Humanos, que atinge com especial incidência as mulheres.

Esta iniciativa pretende promover a sensibilização do público em geral, para a grave violação dos direitos humanos que constitui o crime de tráfico de seres humanos.

O tráfico de seres humanos é uma realidade com um impacto económico comparável ao do tráfico de armas e de droga. Estima-se que por ano sejam traficadas milhões de pessoas em todo o mundo.

Portugal não está imune a este fenómeno que acarreta consigo um conjunto de causas e consequências problemáticas: o crime organizado, a exploração sexual e laboral (entre outras formas), as assimetrias endémicas entre os países mais desenvolvidos e os mais carenciados, questões de género e de Direitos Humanos, quebra de suportes familiares e comunitários.

Também o Município de Ílhavo não se encontra alheado desta realidade, integrando a Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção às Vítimas de Tráfico de Seres Humanos desde do dia do seu nascimento a 13 de dezembro de 2013.

Veja o vídeo aqui