Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Dia Internacional dos Direitos Humanos assinalado hoje

Dia Internacional dos Direitos Humanos assinalado hoje
10 Dezembro 2015

Assinala-se no presente dia, 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, estabelecido pela Organização das Nações Unidas em 1948. O Atendimento Social Integrado de Ílhavo associou-se a esta iniciativa promovendo uma Ação de Sensibilização sobre o Tráfico de Seres Humanos, dinamizada pela Doutora Maria João Guia, que ocorreu na Biblioteca Municipal de Ílhavo.


O tráfico de seres humanos é uma realidade com um impacto económico comparável ao do tráfico de armas e de droga. Estima-se que por ano sejam traficadas milhões de pessoas em todo o mundo.


Portugal não está imune a este fenómeno que acarreta consigo um conjunto de causas e consequências problemáticas: o crime organizado, mendicidade forçada, a exploração sexual e laboral (entre outras formas), as assimetrias endémicas entre os países mais desenvolvidos e os mais carenciados, questões de género e de Direitos Humanos, quebra de suportes familiares e comunitários.


Para lá da reconhecida abrangência do fenómeno, são identificados grupos que apresentam uma maior vulnerabilidade à situação de tráfico tais como as mulheres e as crianças. Para tanto contribui a crescente feminização da pobreza que propicia situações de exploração. No caso das crianças, o fenómeno constitui o mais vil atentado ao direito a crescer livre e num ambiente protegido e acolhedor.