Plano Estratégico da Maior Idade 2015/2017

Img 4870 1 1024 2500
17 Setembro 2015

Foi apresentado nesta Reunião o Plano Estratégico da Maior Idade 2015/2017, cuja finalidade principal é salvaguardar a necessidade de um planeamento integrado de programas dirigidos à terceira idade.

Este Plano inclui o Diagnóstico e foi elaborado por uma equipa composta por técnicos de algumas Entidades da Rede Social do Município de Ílhavo.

O envelhecimento da população é um dado incontornável, assistindo-se a um crescente relevo estatístico da população com mais de 65 anos. Este crescimento está a provocar alterações significativas na estrutura etária, na medida em que, em simultâneo, nos deparamos com uma baixa taxa de natalidade.

Como consequência verifica-se um peso crescente dos idosos na população, gerando-se um desequilíbrio com implicações profundas a nível nacional.

As Câmaras Municipais e a Rede Social cada vez mais apresentam competências no desenvolvimento de políticas de serviços gerontológicos e na promoção de políticas de incentivo a um envelhecimento ativo e produtivo.

Assim, e sendo esta uma temática que merece a melhor atenção da Câmara Municipal de Ílhavo, uma vez que se pretende, em conjunto com a Rede Social, promover um envelhecimento ativo e saudável, verificou-se pertinente o delineamento do Plano Estratégico da Maior Idade que ora se apresenta.

Assim, perspetiva-se com este Plano Gerontológico assumir os seguintes objetivos comuns:

1) Tornar a população idosa numa prioridade de intervenção;

2) Melhorar a qualidade de vida, o bem estar e o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis na população idosa;

3) Promover condições favoráveis ao envelhecimento ativo, ao longo da vida;

4) Fomentar as parcerias e o aproveitamento de recursos existentes;

5) Recuperar/conservar o património cultural e a memória coletiva;

6) Envolver os parceiros nas estratégias de intervenção dirigidas às pessoas idosas;

7) Promover a intergeracionalidade enquanto dinâmica de desenvolvimento social e humano;

8) Reduzir o isolamento social e promover as relações interpessoais, autonomia e independência na população sénior.

A apresentação pública do Plano Estratégico da Maior Idade 2015/2017 vai ter lugar no próximo dia 18 de setembro (sexta-feira), pelas 11h00, no Centro Cultural de Ílhavo, aquando da inauguração da Mostra “Viver Solidário”.