Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Imigrantes residentes em Ílhavo apresentam o melhor do Município

Imigrantes residentes em Ílhavo apresentam o melhor do Município
30 Junho 2015

 

Já está disponível aqui na rede social Youtube um conjunto de 50 vídeos, que mostram “Ílhavo Num Minuto”, em cinco línguas diferentes. Este projeto, que tem como base a integração de imigrantes, parte do pressuposto inovador de que a melhor maneira de dar a conhecer um local é através do apoio dos residentes de diferentes nacionalidades.


A coleção de vídeos, com a duração de um minuto cada, apresenta o Município de Ílhavo sob o olhar de alguns membros da comunidade imigrante residente, que, na sua língua materna, mostram aos seus conterrâneos o melhor do município e os locais mais representativos. O intuito destes vídeos é estimular a visita e a aproximação ao local ou, até, a própria migração.


Praia da Barra, Costa Nova, Caminho do Praião e Mata Nacional, Cais dos Bacalhoeiros, Jardim Oudinot, Navio Museu Santo André, Museu Marítimo de Ílhavo, Vale de Ílhavo, Vista Alegre, Biblioteca Municipal de Ílhavo e Centro Histórico de Ílhavo foram os locais escolhidos e, por isso, destacados pelos imigrantes nestes 50 vídeos, apresentados por imigrantes de cinco países diferentes: Angola, Brasil, China, Guiné Bissau e Ucrânia. O Município de Ílhavo visa, desta forma, apresentar-se como território aprazível e amigo, no acolhimento de imigrantes e turistas.


Com um custo total de 33.849,60€, o projeto denominado “Ílhavo – Diversidade Num Minuto” é co-financiado pelo Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT) em 95%.


Sob a alçada do Alto Comissariado para a Migração, o projeto tem como parceiros o Centro Social Paroquial Vera Cruz (CSPVC), que realizou a monitorização e o acompanhamento da execução do projeto; e a Associação para a Educação e Valorização da região de Aveiro (AEVA), que, através do Canal Central (com realização de Gabriel Marcos), realizou os 50 vídeos.


Todos os vídeos estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Ílhavo (www.cm-ilhavo.pt) e serão divulgados nas redes sociais “Youtube” e “Facebook”, bem como pelas entidades parceiras.