Seminário "Combate à Pobreza e à Exclusão Social: Tradição e Inovação"

23 Abril 2010
A Comissão Europeia assinalou o ano de 2010 como o Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
Tendo em conta a importância desta temática, o Município de Ílhavo decidiu associar-se a esta iniciativa, dando o seu contributo para o reforço da participação de todos os segmentos da sociedade civil na luta contra a pobreza e a exclusão social, reflectindo sobre as intervenções mais convencionais e reinventando abordagens de acção nas redes de solidariedade já existentes, com vista a uma intervenção cada vez mais eficaz e sustentável.
Com este objectivo, vai ser realizado, no próximo dia 28 de Maio, no Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, um Seminário subordinado a esta temática, dirigido à Comunidade em geral e, em especial, aos Dirigentes e Técnicos das IPSS’s e Entidades Públicas.

As Inscrições encontram-se abertas até ao dia 21 do mesmo mês (limitadas à capacidade do Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo). Todas as Fichas de Inscrição deverão ser remetidas com cheque (no valor de 10,00 Euros para o Público em geral e no valor de 5,00 Euros para Estudantes), dirigido à ordem do Município de Ílhavo (NIF: 506 920 887), Av. 25 de Abril, 3830-044 Ílhavo.
Estamos certos que Seminário irá contribuir para o enriquecimento pessoal e profissional de todos quantos venham a integrar a iniciativa.

09h00 | Recepção dos participantes e entrega de documentação

09h30 | Sessão de Abertura
- Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo,Eng. José Agostinho Ribau Esteves
- Directora do Centro Distrital de Aveiro do ISS, I.P., Dr.ª Maria Helena Terra de Oliveira

PAINEL DA MANHÃ | Moderador: Dr. Acácio Conde (Coordenador do Núcleo Distrital de Aveiro da REAPN)

10h00 | Tema: Pobreza e Exclusões Sociais
- Novas formas de intervenção para “velhas” formas de pobreza (e Exclusões Sociais)
Orador: Dr. Pedro Manuel Dias de Jesus Marques (Secretário de Estado da Segurança Social) *Presença a confirmar

10h45 | Coffee-Break

11h00 | Tema: Políticas Sociais: A importância do trabalho social
Orador: Dr. Eduardo Vítor Rodrigues (Professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Consultor da Rede Europeia Anti-Pobreza)

11h45 | Tema: Violência Doméstica: A Importância da Intervenção Técnica
Orador: Dr. Manuel Albano (Comissão Para a Igualdade de Género)
Violência Doméstica: Quebrar Amarras
Orador/a: Maria/Manuel (Nome Fictício) (testemunho real de uma pessoa que vivenciou o ciclo da violência doméstica)

12h30 | Debate

13h00 | Almoço

PAINEL DA TARDE | Moderador: Dr. Hélder Santos (Director da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital de Aveiro)

14h30 | Tema: A Pobreza Como Violação dos Direitos Humanos
Orador: Prof. Dr. José António Correia Pereirinha (Vice-Presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade Técnica de Lisboa)

15h15 | Tema: Nova Pobreza: A Emergência de Novas Realidades e a Urgência de Novas Respostas
Orador: Prof. Dr. Brandão Alves (Prof. Jubilado do Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade Técnica de Lisboa)

15h45 | Tema: A actualidade da Associação Nacional do Direito ao Crédito
Orador: Dr. José Centeio (Secretário-Geral da Associação Portuguesa do Direito ao Crédito)

16h15 | Tema: Arte para a Inclusão
Orador/a: Dr.ª Ângela Marques e Dr.ª Lieve Meersschaert (Associação Cultural Moinho da Juventude)

16h45 | Debate

17h15 | Sessão de Encerramento
Vereador da Acção Social da Câmara Municipal de Ílhavo, Eng. Paulo Teixeira Costa

Org. Atendimento Social Integrado
Apoio: Câmara Municipal de Ílhavo e Instituto da Segurança Social, I.P.

Mais informação através do e-mail dedas@cm-ilhavo.pt ou através do telefone 234 329 625.