Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Município de Ílhavo adere a Campanha sobre Tráfico de Seres Humanos

Cmi 1 1024 2500
10 Novembro 2014

O Município de Ílhavo aderiu a uma campanha de sensibilização sobre Tráfico de seres Humanos, no âmbito do trabalho de parceria desenvolvido com a Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos.

Trata-se de uma realidade com um impacto económico comparável ao do tráfico de armas e de droga e Portugal não está imune a este fenómeno que acarreta um conjunto de causas e consequências problemáticas, entre as quais o crime organizado, a exploração sexual e laboral, questões de género e de direitos humanos e a quebra de suportes familiares e comunitários.

Para lá da reconhecida abrangência do fenómeno, são identificados grupos que apresentam uma maior vulnerabilidade à situação de tráfico tais como as mulheres e as crianças. Para tanto contribui a crescente feminização da pobreza que propicia situações de exploração sexual e laboral. No caso das crianças, o fenómeno constitui o mais vil atentado ao direito a crescer livre e num ambiente protegido e acolhedor.