Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Atendimento Social Integrado completa o sexto aniversário

Asi 1 1024 2500
08 Abril 2014

Assinala-se hoje, 8 de Abril, o sexto aniversário da implementação do Atendimento Social Integrado (ASI) do Município de Ílhavo, uma metodologia inovadora que assenta na figura de um único técnico gestor para o mesmo indivíduo/família, e que desta forma permite um acompanhamento personalizado dos que procuram este serviço.
O ASI integra diversos parceiros, como seja a Câmara Municipal de Ílhavo e o Centro Distrital de Aveiro do ISS, I.P., as diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do concelho, as Juntas de Freguesia, assim como outras entidades públicas e os Grupos Sócio Caritativos e, desde a sua criação e até ao dia 28 de fevereiro, efetuou um total de 9377 atendimentos.
Com vista à melhoria dos serviços, no ano de 2012 foi realizada uma avaliação externa deste serviço, sob proposta do próprio ASI, que passou pela inquirição de 105 famílias/indivíduos. Desta avaliação pôde-se apurar que, no que refere à Qualidade Global dos Serviços, o ASI obteve uma avaliação fracamente positiva de 80%.
Centrada no indivíduo, na família e na comunidade, o ASI visa sobretudo a otimização dos resultados da intervenção social e a rentabilização dos recursos disponíveis, evitando sobreposições na intervenção. Numa perspetiva de congregação de esforços, o ASI tem ainda a função de orientação e encaminhamento da família/indivíduo no que se reporta ao acesso às diversas medidas e políticas sociais (apoio alimentar, a medida de Rendimento Social de Inserção, apoio em renda de casa, apoio na fatura da AdRA, Complemento Solidário para Idosos, etc…). Desta forma permite-se um acompanhamento de proximidade dos indivíduos e famílias, nas suas múltiplas problemáticas.
Estes objetivos fazem parte do Plano de Ação 2014, que se encontra em plena execução e no qual todos os parceiro assumem papel de grande relevo. De entre as ações previstas destaca-se a elaboração do Plano de Desenvolvimento Social 2014-2016. Este plano incidirá em temáticas como a sustentabilidade das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) e o envelhecimento, uma vez que, o planeamento estratégico faz parte do modo de intervenção, baseado na promoção da qualidade de vida e da coesão social. O Plano de Desenvolvimento Social é um instrumento de definição conjunta e negociada de prioridades para o Município, que pretende definir a estratégia de intervenção para o território, no horizonte social até 2016.

Qualquer interessado/a poder-se-á dirigir à sede do ASI, sita no Rés-do-chão do Edifício Municipal ou contactar através do n.º de telefone 234 329 640 e agendar um atendimento.