Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Município de Ílhavo adere à Campanha Mundial “Acendam a Luz Azul”

Município de Ílhavo adere à Campanha Mundial “Acendam a Luz Azul”
01 Abril 2014

A Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 2 de abril como Dia Mundial da Consciencialização do Autismo para ser considerado todos os anos a começar em 2008.
O autismo é uma perturbação neurobiológica complexa que afeta a comunicação, o comportamento e as relações sociais, de 1 criança em cerca de 110 nos Estados Unidos – 1 rapaz em 70.
A prevalência global estimada das Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) nas crianças em idade escolar é 0,92 por cada mil crianças em Portugal Continental e de 1,56 por cada mil alunos nos Açores, com predomínio no sexo masculino.
É uma fonte de preocupação crescente no domínio da saúde pública a nível mundial pois afeta cerca de 67 milhões de pessoas no mundo.
A Federação Portuguesa de Autismo, parceira de Autism-Europe e Autism Speaks, a maior organização americana de autismo, lançaram novamente o desafio aos Municípios para participação na Campanha mundial Acendam a Luz Azul (Light it up blue).
Sensível a esta problemática, o Município de Ílhavo pretende estar na primeira linha para assinalar esta data e, porquanto, no dia 2 de abril uma luz azul acender-se-á na cúpula dos Paços do Município para chamar a atenção sobre o autismo.