Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Feira dos 13

A Feira dos 13 remonta ao ano de 1693, ano em que as Câmaras da Vila da Ermida e da Vila de Ílhavo pediram a D. Pedro II a mercê de estabelecerem uma Feira na Vista Alegre.

 

O alvará régio marcava os dias 12, 13 e 14 de setembro de cada ano para a realização de uma Feira Franca e, em qualquer dia de todos os meses, um mercado ou feira, propriamente dita.

 

Em 1696, os dias da Feira Franca foram alterados para 7, 8 e 9 de Setembro. No entanto, esta feira nunca chegou a realizar-se, ficando estabelecido o dia 13 de cada mês.

 

Com o passar dos tempos, a Vista Alegre foi-se tornando um lugar de afluência de muitos viajantes, devotos, forasteiros, comerciantes, industriais e lavradores, tendo-se a Feira revelado de extrema utilidade para os habitantes da região que evitavam as deslocações a Ílhavo ou Aveiro para abastecimento de bens.

 

A Feira dos 13, assim denominada por se realizar todos os dias 13 de cada mês, tem lugar desde 2004, no recinto da Vista Alegre e funciona como um mercado típico, onde se vende um pouco de tudo, mantendo nos dias de hoje a sua vitalidade e grande afluência de público.

Localização