Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Gabinete de Apoio à Família

É na família que crescemos, que desenvolvemos a nossa identidade e que recebemos suporte para a construção daquilo que nos define enquanto pessoas. A vida familiar é um espaço de afetos e de proteção, que, simultaneamente, nos prepara para abraçar os desafios do mundo. Nela vivemos um conjunto de experiências e vivências gratificantes, mas, também, momentos de preocupação, dúvidas e receios, associadas a crises, esperadas ou inesperadas, às quais a família se tem de adaptar.

 

O que é?

 

O Gabinete de Apoio à Família é um serviço do Município de Ílhavo, dirigido a todas as famílias aí residentes, em diferentes fases do seu ciclo vital e que necessitem de apoio para a adaptação a crises esperadas ou inesperadas com que se deparem. Esse apoio é gratuito e confidencial e passa pelo atendimento, aconselhamento, apoio psicoterapêutico e encaminhamento para outras respostas e serviços adequados aos problemas apresentados.

 

O objetivo geral do Gabinete de Apoio à Família é potenciar a família nas suas diferentes dimensões e proporcionar uma resposta global e integrada aos problemas apresentados.

 

Quem pode recorrer?


Qualquer família residente no Município de Ílhavo e que necessite de apoio para lidar com qualquer tipo de dúvida ou problema relacionado com a sua vida familiar, ou com um dos elementos da família.

 

A que problemas pode dar resposta?

 

As famílias atravessam um conjunto de fases de desenvolvimento que implicam a existência de crises esperadas (como a entrada dos filhos na escola, a adolescência, o envelhecimento) e crises inesperadas (como a doença, o desemprego, ou a perda de um ente querido).


O Gabinete de Apoio à Família apoia as famílias, nas diferentes etapas do seu desenvolvimento, na resposta e adaptação a essas crises:

1. casais sem filhos;

2. famílias com filhos pequenos;

3. famílias com filhos na escola;

4. famílias com filhos adolescentes;

5. famílias com filhos adultos;

6. famílias com idosos.

 

Entre os exemplos de situações a que o Gabinete de Apoio à Família poderá dar resposta podemos assinalar:

• Preparação e adaptação à parentalidade;

• Preocupações e desafios envolvendo crianças (birras; problemas de comportamento; medos; adaptação à escola; tristeza, isolamento);

• Preocupações e desafios envolvendo adolescentes (problemas de comportamento, ansiedade, depressão, isolamento, dificuldades de relacionamento com os pares; bullying);

• Dificuldades no relacionamento conjugal;

• Conflitos familiares;

• Adaptação à separação/divórcio e regulação das responsabilidades parentais;

• Dependências, com e sem substância, em adolescentes, adultos e idosos (álcool, drogas, jogo, Internet);

• Adaptação a situações de doença crónica:

• Luto e adaptação a perdas;

• Adaptação ao envelhecimento (em termos de proteção, acompanhamento da saúde e promoção do envelhecimento ativo);

• Idosos dependentes e/ou isolados.

 

Quem somos?

O Gabinete de Apoio à Família possui um conjunto de técnicos das áreas da psicologia, serviço social, sociologia, direito e gerontologia.

 

Como agendar atendimento?

 

Contactar o telefone 234 329 625, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.