Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

6 carnavais de tradição a visitar: Vale de Ílhavo, Lazarim, Podence, Vinhais, Mira e aldeias do xisto de Góis

282449 380364612057161 484668725 n 1 1024 2500
25 Fevereiro 2019

A Evasões andou à procura de opções de Carnaval Tradicional Português e encontrou, como não poderia deixar de ser, Vale de Ílhavo... 

 

"Numa localidade marcadamente rural do município de Ílhavo, praticamente encostada à sede de concelho (...) há uma festa popular que resiste à passagem do tempo: o Carnaval Tradicional de Vale de Ílhavo. Os seus protagonistas são os cardadores, figuras com máscaras e trajes coloridos que irrompem pela rua, quase de surpresa, a roncar, a saltar... e a cardar quem lhes aparece à frente.

Os cardadores saem à rua no Domingo Gordo e no dia de Carnaval, com as suas máscaras e vestes exuberantes, sinetas e guizos amarrados ao corpo e, na mão, cardas, objetos que eram usados para tratar lã ou linho, na fiação e tecelagem. É com elas que fazem a chamada cardação das raparigas. Hoje, passam duas tábuas de madeira, lisas, pelos corpos femininos (e masculinos); mas diz-se que, outrora, usavam cardas com pregos e arranhavam as pernas das mulheres.

Mário Simões, da Associação Cultural e Recreativa «Os Baldas», que organiza o Carnaval de Vale de Ílhavo, com apoio da Câmara, explica que a festa existe desde tempos recuados, mas foram «Os Baldas» que, apesar do nome, a puseram na rua de forma organizada, a partir de 1999.

Tudo começa na noite de sábado, dia 2, com a chegada dos reis do Carnaval (gente da terra), acompanhados pelo grupo Tó-Có-Corno, que toca corno e búzio pelas ruas. Os pontos altos são os corsos de domingo e terça, com grupos de foliões, carros alegóricos e música portuguesa, sendo que os cardadores podem aparecer a qualquer momento no desfile, impregnado de sátira e crítica social.

Entrada: 1,50 euros (grátis para crianças até 10 anos)"

 

Conheça melhor o nosso carnaval tradicional, aqui...