Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook
Início
Visite ÍlhavoVisit Ilhavo

Caminho do Praião

Início/fim: 40°37'31.3"N, 8°44'06.0"W
Início/fim: 40°35'19.7"N, 8°44'47.2"W  

 

Caminhar é uma das mais antigas atividades humanas e também uma das mais ousadas... Passear de bicicleta também, num ritmo um pouco mais rápido. Ambas são excelentes para apreciar e redescobrir a Natureza. Em plena ZPE (Zona de Proteção Especial) da Ria de Aveiro, o Caminho do Praião permitir-lhe-á desvendar os segredos do Canal de Mira, tanto naturais como as tradicionais ocupações das populações ribeirinhas, em trabalho ou em lazer...

 

 

 

O Caminho do Praião é simultaneamente uma Ecovia (5,5 km) e uma Ciclovia (6 km), entre as Gafanhas da Encarnação e do Carmo, acompanhando um antigo caminho de servidão agrícola na margem nascente do Canal de Mira da Ria de Aveiro.

 

Está equipado com cinco zonas de estada, um posto de observação de aves, diversos painéis de informação e sensibilização ambiental e poitas de amarração para pequenas embarcações. 

 

Ao longo das margens do Canal de Mira, além dos valores naturais presentes - aves, anfíbios e flora, é possível também apreciar, ao longo do percurso, ostreiculturas, antigas secas de bacalhau, a prática das agricultura e das atividades da pesca artesanal mas também das atividades lúdicas da náutica de recreio e dos desportos náuticos praticáveis na Ria, sempre com o skyline da bela Costa Nova na outra margem do Canal.

 

É também possível, durante o percurso ou nas proximidades, conhecer tanto a Gafanha do Carmo como a Gafanha da Encarnação.

 

Atravessando a Ponte da Barra, é contíguo à ciclovia que liga a Costa Nova à Praia da Vagueira (já no Município de Vagos).

 

 

Sugestões:

 

 

Conheça melhor:

 

 

Como chegar: