Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook
Visite ÍlhavoVisit Ilhavo

Criatividade

Artistas da pintura cerâmica, pintores, escultores, investigação sobre a cultura marítima, criação de moda, juventude, manualidades, arquitetura… A criatividade fervilha! Contribua. Participe. Inspire-se!

 

 
O centro criativo ilhavense tem a sua raiz histórica na Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre. Desde a primeira metade do séc. XIX que esta unidade fabril atraiu a si a nata dos artistas e pintores cerâmicos, nacionais e internacionais. A criação de uma comunidade de artífices em torno do primeiro bairro operário industrial nacional - o bairro da Vista Alegre, foi também o mote para a criação de uma verdadeira escola de talentosos artistas, imbuídos do espírito de princípios do século e entrosados nas mais requintadas tendências internacionais. É a história da porcelana nos últimos dois séculos, em Portugal e no Mundo. Poderá apreciá-la na sua plenitude no Museu Vista Alegre.
 
 
 
 
Esta expressão artística estendeu-se também à comunidade em geral e é ainda possível encontrar antigos pintores da fábrica de porcelanas que agora se dedicam às suas próprias criações, utilizando das técnicas aprendidas desde pequenos.
 
 
 
 
 
 
 
 
Mas esta não é a única influência na criação artística local… As deslumbrantes paisagens da Ria e do Mar e também a especial luz que se reflete nas águas,  propiciaram o florescimento de inúmeros pintores e escultores que, em torno da temática marítima, criaram, e criam ainda, preciosidades. O Museu Marítimo de Ílhavo alberga muito desse espólio, que vai desde o final do século XIX até ao século XX. Incidindo sobretudo sobre o litoral português, estas coleções refletem a vivência marítima e a influência da pesca nas populações ribeirinhas. Valerá a pena ver a coleção de arte que aí se encontra exposta, sem esquecer as exposições permanentes de João Carlos Celestino Gomes e de Cândido Teles, que se encontram na Casa da Cultura de Ílhavo.
 
 
 
 

E por falar em criatividade voltada para a inovação, o Município de Ílhavo é local de criação de Joel Reigota (moda), Susana Gateira (moda), Maria João Cravo (acessórios de moda), Dinis "Noca" Ramos (design de bicicletas) ou Geraldo Cirineu (urban cyclewear). Outros vultos nacionais das artes são referências do Município de Ílhavo como sejam Aldo Lima (comediante), António Neves (pintor), Carlos Paião (compositor e cantor) e Jacinta (cantora e instrumentista de jazz).

 

 

 

 

 
Os jovens criadores ilhavenses mostram geralemente os seus trabalhos artísticos na Mostra Jovem de Artes que anualmente se realiza, no âmbito da Semana Jovem e as Oficinais Criativas e de onde saíram muitos dos atuais artistas das manualidades ilhavenses.
 
 
Estes, e outros, são os artistas e artesãos ilhavenses. Conheça-os melhor aqui...
 
 
 
 
 
Finalmente mas não menos importante não se esqueça de apreciar o património arquitetónico ilhavense e apreciar as suas contrastantes e delicadas diferenças…
 
 
Tem vários roteiros auto-orientados à sua disposição:
 

 

 

Sugestão:

 

  • Participe no concurso fotográfico "Olhos sobre o Mar", de iniciativa da Câmara Municipal de Ílhavo...