Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Plano Municipal da Água (PMA)

O Plano Municipal da Água (PMA) foi solicitado pela Associação dos Municípios da Ria (AMRia) à Universidade de Aveiro (UA), tendo sido desenvolvido em colaboração com o Instituto do Ambiente e Desenvolvimento (IDAD).
O PMA é constituído pelos seguintes relatórios:


1. Diagnóstico - no qual se apresenta a caraterização da situação atual no que respeita ao recurso hídrico na área territorial dos municípios.

 
2. Plano de Ação - consiste no presente relatório, no qual se apresentam os objetivos (estratégicos e específicos) e as ações a implementar no âmbito da gestão do recurso hídrico às escalas supramunicipal e municipal.
 
Os municípios abrangidos pelo presente estudo são os seguintes: Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mira, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

Integrado num projeto mais abrangente, designado por Ambi-Ria – Gestão Ambiental da Ria, o PMA tem como objetivo principal definir e justificar estratégias de intervenção com vista a uma utilização sustentável baseada numa gestão integrada do meio hídrico nos onze municípios que integram a AMRia, contribuindo, entre outros aspetos, para a implementação da Diretiva Quadro da Água (DQA), transposta pela Lei da Água (Lei n.º 58/2005 de 29 de dezembro). Este relatório foi entregue à AMRia em abril de 2006.