Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Capela dos Moitinhos

A anterior capela não reunia o mínimo de condições de comodidade para o número considerável de habitantes da aldeia, pelo que se pensou na construção de uma nova capela. Esta ideia surtiu tal entusiasmo entre a população que, dois meses após aprovada a comissão encarregada de levar a cabo tão grande tarefa, conseguiu-se o terreno para a sua construção.
A 28 de Maio de 1972 foi benzida a primeira pedra. A antiga capela foi construída no tempo em que o lugar contava apenas doze famílias. Feita com a colaboração de todo o povo deste lugar ficará a atestar o espírito de fé dos atuais habitantes.
A nova capela foi inaugurada em 19 de Maio de 1974. Para além da população que acorreu em massa, estiveram presentes vários sacerdotes, antigos capelães do lugar. Entre tantos fieis, a presença dos Presidente e Vice Presidente da Câmara de Ílhavo, da Dr.ª Adozinda Cardoso e seu marido, autores do projeto.
À hora prevista, o Senhor Bispo de Aveiro presidiu ao corteja litúrgico, da capela velha para a capela nova, onde decorreram as cerimónias previstas: Bênção do novo Templo, Sagração do Altar e Eucaristia.
A partir de 9 de Outubro de 1977, o povo dos Moitinhos passou a ter a presença eucarística (Sacrário) permanente na sua nova capela.

Voltar à página anterior