Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Capela de Vale de Ílhavo

No ano de 1954, uma comissão presidida pelo Padre Júlio Tavares Rebimbas, decidiu a construção de uma capela nova em Vale de Ílhavo, correspondendo aos desejos manifesto do povo deste lugar. A capela existente tornara-se demasiado pequena e pouco funcional. Para iniciar a obra, o Sr. Carlos da Silva Valente deu um terreno e a comissão deu início a campanhas diversas para a angariação de fundos. Por razões desconhecidas, os trabalhos foram interrompidos até que, em 11 de Janeiro de 1971, o povo de Vale de Ílhavo reunido em Assembleia Geral Popular, decidiu retomar a iniciativa.
A 17 de Maio constituiu-se a comissão responsável pela construção do novo templo. Em Setembro foi entregue o estudo do projeto ao Arquiteto Vieira de Melo. Este foi considerado inviável pela comissão que, em Abril de 1972, resolveu entregar a orientação dos trabalhos ao Arquiteto Pedro Corujo Bernardo. Este novo projeto foi aprovado a 7 de Julho de 1973. A 18 de Julho foi entregue a construção da obra ao construtor Manuel Carvalho Bernardes.
No dia 1 de Setembro foi benzida e lançada a primeira pedra, pelo Bispo de Aveiro D. Manuel de Almeida Trindade.
No dia 1 de Agosto de 1976 foi inaugurado o novo Templo de Vale de Ílhavo dedicado ao Espírito Santo, em cerimónia presidida pelo Bispo de Aveiro.

 

Voltar à página anterior