Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Capela de S. Pedro Cale da Vila

A 4 de Novembro de 1978, foi iniciada a construção da Capela da Cale da Vila, depois do projeto da autoria de Manuel Garcia Serra ser assinado pela câmara de Ílhavo e a Câmara Eclesiástica. Eram nove horas e trinta minutos, quando se iniciaram as cerimónias que foram presididas pelo Bispo de Aveiro, Senhor D. António, e com a presença do pároco da Freguesia da Gafanha da Nazaré, Sr. Padre Miguel e do Padre António Maria Borges, seu adjunto. Estas foram presenciadas por algumas dezenas de pessoas que se encontravam no local. Também o coral da Cale da Vila esteve presente alegrando o ambiente com algumas canções do seu reportório, dando mais alegria ao ato presente que se vivia na altura, pois todos estavam desejosos por ver o início do grande sonho: a construção da capela.
“O Senhor Bispo foi o primeiro a dar as enxadadas da praxe, assim como o Padre Miguel e o Padre António, calhando então o prato forte a esta Comissão que sobre as ordens do Mestre Balacó, o qual chamou a si a responsabilidade técnica da obra.”
A Bênção da Capela e a sua “abertura oficialmente ao culto” foi a 3 de Julho de 1983, presidindo o Senhor Bispo de Aveiro, D. Manuel de Almeida Trindade.

Voltar à página anterior