Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Capela da Nossa Senhora da Penha da França - Vista Alegre

 

A Capela da Vista Alegre e o Túmulo de D. Manuel de Moura Manuel encontram-se classificados como Monumento Nacional (Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136, de 23-06-1910).

 

É uma capela que data dos finais do século XVII. Tudo o que ali há é obra do bispo D. Manuel de Moura Manuel, executado em sua vida, com exceção de duas torres da capela que foram levantadas pelo fundador fábrica, José Ferreira Pinto Basto, quase dois séculos depois, ainda que de acordo com o projeto inicial.

 

É um templo muito perfeito. Tem só três altares (ou três Capelas), sendo que o principal é dedicado à Sr.ª da Penha de França, e os seus colaterais são dedicados ao Mistério da Conceição e ao Mistério e Título do Rosário. O interior é de uma só nave, que cobre também o coro alto, terminando com uma capela na cabeceira. A abóbada de berço tem como decoração uma árvore de Jessé. Encerra a cabeceira um belíssimo altar assente numa plataforma ligeiramente mais elevada que o solo. O enquadramento é de mármore com embutidos, as talhas são de madeira domada, seguindo o estilo barroco. Nas paredes laterais do templo há outros dois altares de talha dourada, de bom traçado e execução, também seguindo o estilo barroco. Toda esta capela é ricamente ornada. É tudo obra de jaspes embutidos e revestidos e o arco da tribuna é de colunas de talha muito volante e perfeita.

 

Em termos de escultura, nas três capelas laterais vêem-se imagens perfeitíssimas. A Sr.ª da Penha de França está colocada numa rica tribuna na capela-mor, dentro de uma charola, feita à perfeição daquela em que está a Sr.ª da Penha de França de Lisboa. Debaixo da charola fica um grande vão que faz vista ao altar-mor onde se pode ver um presépio, representando o nascimento do Menino Jesus. Sobre o arco da capela-mor vê-se num nicho a imagem de Cristo ressuscitado. 

 

Voltar à página anterior