Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Fórum Municipal da Maior Idade

 
O envelhecimento é um processo natural, que deve ser sempre entendido como tal e que se inicia no dia do nascimento de cada indivíduo. Este processo vai-se decompondo em diversas etapas, ao longo da sua vida, que se vão sucedendo e que, naturalmente, encerram em si mesmas novos e estimulantes desafios.

Envelhecer significa por isso entender cada uma dessas etapas, preparar convenientemente as etapas seguintes, satisfazer as necessidades que cada uma vai trazendo e aceitar as mudanças associadas às mesmas, seja ao nível físico, seja ao nível intelectual.

No contexto atual, num mundo em constante mutação, ávido de progresso e em que tudo se processa de forma cada vez mais rápida, sobretudo nas etapas associadas à fase mais avançada da vida, nem sempre as necessidades e as capacidades, ou as incapacidades, associadas a essas etapas são devidamente rentabilizadas, compreendidas e aceites, não apenas pelos restantes elementos da sociedade, mas muitas vezes pelo próprio indivíduo que as está a viver.

Por essa razão, revela-se hoje fundamental repensar o papel do sénior, atendendo sobretudo ao facto de esta franja da população estar em acentuado crescimento, de forma a mantê-lo ativo, produtivo e integrado, proporcionando a valorização integral do seu tempo, promovendo a sua qualidade de vida e atenuando as consequências inerentes às suas perdas e alterações físicas e emocionais.

O envelhecimento ativo, por tudo o que de positivo encerra, é, pois, o novo paradigma para a velhice, cabendo ao idoso manter a sua participação contínua na sociedade e à sociedade continuar a tirar partido das capacidades associadas à fase mais madura da vida do indivíduo e estimular de forma regular as suas funções cognitivas e físicas.

No Município de Ílhavo esses objetivos têm sido procurados e alcançados nos últimos anos com assinalável sucesso, através da realização, por várias entidades, de diversas iniciativas, que visam sobretudo o incentivo à prática de estilos e hábitos de vida saudáveis, de forma a combater nomeadamente o sedentarismo, o estimulo ao convívio social como forma de combater o isolamento e a valorização das capacidades da população sénior, promovendo a sua participação ativa na vida da comunidade.
Contudo, para a plena concretização dos objetivos enunciados, revela-se fundamental dinamizar e aprofundar ativamente as parcerias já estabelecidas, nomeadamente ao nível dos seus propósitos, da sua concertação e da racionalização de recursos, aumentando assim a eficácia e a eficiência das mesmas.

É neste contexto que surge o Fórum Municipal da Maior Idade, projeto inovador nos seus propósitos e conceito, que visa nomeadamente a criação e manutenção de condições favoráveis para o envelhecimento cativo e para a solidariedade entre gerações, a concretizar através da realização de diversas atividades, dinamizadas de forma integrada pelas suas instituições parceiras, devidamente enquadradas em eixos estratégicos de intervenção.
 

:: Destinatários

Preferencialmente habitantes do Município de Ílhavo, com idade igual ou superior a 60 anos, que poderão participar nas iniciativas de modo individual ou integrados em equipamento social.

 

:: Objetivos Gerais

- Desenvolver fatores facilitadores como o sentimento de filiação, pertença, autorrealização, projeção para o futuro, curiosidade pelo mundo, autonomia, atividade física, auxiliadores de uma maior qualidade de vida;


- Mitigar fatores inibidores e promotores de uma vida anónima e de isolamento, pautada pelo deficit de hábitos saudáveis e de atividade física;


- Disponibilizar serviços regularizadores e integradores, preventivos e comunitários, que promovam uma cidadania ativa.

 

:: Objetivos Específicos

- Proporcionar uma política integrada para os seniores, através de uma atuação coordenada entre as instituições e entidades públicas e privadas que intervêm neste âmbito;

- Estimular a participação pró-ativa dos seniores;

- Reforçar os laços comunitários, familiares e de rede de vizinhança.

- Prestar serviços próximos do ambiente natural do sénior, assente nos princípios da regularização e humanização dos serviços, organizados com flexibilidade, de forma a evitar dependências;

- Dinamizar serviços que vão ao encontro do encontro intergeracional.

 

:: Eixos de Intervenção

- Eixo I: Informação, Orientação e Consulta: Sensibilizar e divulgar estratégias preventivas e curativas, nomeadamente dos fenómenos de exclusão ou isolamento.

- Eixo II: Formação, Voluntariado e Lazer: Elevar o nível educacional e ocupacional, promovendo uma maior qualidade de vida.

- Eixo III: Atividade Física e Saúde: Promover hábitos de vida saudável.

- Eixo IV: Investigação: Conhecer a realidade Municipal.

 

:: Entidades Parceiras

- Câmara Municipal de Ílhavo;

- Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré;

- Obra da Providência;

- Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Nazaré;

- Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo;

- Associação dos Pais e Amigos das Crianças da Gafanha da Encarnação;

- Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo;

- Associação Aquém Renasce;

- Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo;

- Património dos Pobres da Freguesia de Ílhavo (Lar de S. José).

 

:: Gestão

A gestão e dinamização do Fórum Municipal da Maioridade é da responsabilidade comum das instituições parceiras, às quais se poderão juntar outras no futuro, num espírito de parceria, concertação e igualdade, com as obrigações constantes nas cláusulas do Protocolo já estabelecido, assim como nas suas normas de funcionamento.

 

:: Localização

Rua D. Fernando, Gafanha na Nazaré

Antigo Jardim de Infância da Cale da Vila

 

:: Contactos

Tel.: 234 085 479

E-mail: maioridade@cm-ilhavo.pt