C.M. Ílhavo - Voltar ao início
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Visite Ílhavo Visit Ilhavo
Loja Online Online Store

Grandes veleiros

 

Os amantes da Vela e da Cultura Náutica têm inúmeros motivos para adorar o Município de Ílhavo: o Oceano Atlântico, os canais da Ria de Aveiro, a tradição de navegação, as pequenas marinas e ancoradouros e, principalmente, os Grandes Veleiros do Mundo e a sua ligação a esta terra…

 

imagem

 

A ligação com a navegação e, em especial, com a navegação à vela, remonta às ancestrais tradições da pesca do Bacalhau nos mares gélidos da Terranova e da Gronelândia. Os grandes veleiros bacalhoeiros eram as embarcações utilizadas, juntamente com os pequenos dóris, onde era efetuada a pesca do bacalhau à linha. É uma história que vale a pena conhecer e que está bem patente no Museu Marítimo de Ílhavo e no seu polo, o Navio Museu Santo André

 

As ligações afetivas ao NRP Sagres e ao NRP Creoula já vêm de longe e, em especial a este último, que desde o seu início foi um veleiro destinado à pesca longínqua. Já o Santa Maria Manuela, que o Município considera o seu embaixador marítimo mundial, e que também data do mesmo ano dos anteriores – 1937, é um veleiro também dedicado à pesca do bacalhau. A recuperação deste lugre de quatro mastros foi uma iniciativa da empresa Pascoal & Filhos, S.A., com sede na Gafanha da Nazaré, que, entre 2007 e 2010, levou a cabo um longo e bem documentado processo de reconstituição do navio cujo casco se encontrava a aguardar melhores dias.

 

Em 2008, o Município de Ílhavo foi etapa da Regata da STI – Sailing Training International Funchal 500 Tall Ships Regatta acolhendo pela primeira vez o maiores veleiros do mundo. Foi um mega evento que teve cerca de 350.000 participantes, 21 veleiros de 13 nacionalidades e mais de 2.000 membros das tripulações em franco convívio com os visitantes e os locais.

 

Em 2012 decorreu o Ílhavo Sea Festival, um mega festival a realizado entre 3 e 6 de agosto, no Porto de Aveiro (Gafanha da Nazaré) e no Jardim Oudinot, onde se reencontraram alguns dos maiores veleiros do mundo e outros se deram a conhecer.

 

2016 será novamente ano de Ílhavo Sea Festival, entre 5 e 8 de agosto, no Porto de Aveiro, onde muitas novidades nos aguardam...

 

Museu Marítimo de Ílhavo
Centro Cultural de Ílhavo
Biblioteca Municipal de Ílhavo
Forum Municipal da Juventude
CROACI
EMER
Skate Park
Ecocentro Municipal