C.M. Ílhavo - Voltar ao início
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Visite Ílhavo Visit Ilhavo

Festival do Bacalhau

Terra de lendários e corajosos marinheiros, que arriscaram a vida nos frios mares da Terra Nova e da Gronelândia, o Município de Ílhavo é, por excelência e tradição, a capital portuguesa do Bacalhau, cuja epopeia ocupa notável parte da sua história.

 

 

 

 

 

Datas da edição 2015 a anunciar brevemente...

 

Em 2008, ano em que o Município celebrou 110 Anos da sua Restauração, a Câmara Municipal de Ílhavo e a Confraria Gastronómica do Bacalhau, enquanto entidades organizadoras, entenderam concretizar uma aposta maior na promoção dos valores da gastronomia e da cultura do bacalhau, renovando as tradicionais e concorridas “Tasquinhas de Ílhavo” e convertendo-as num grande Festival do Bacalhau, tendo o renovado Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, como seu salão nobre e o Navio Museu Santo André como seu anfitrião. Nesta estreia, estiveram presentes no Jardim Oudinot cerca de 150 mil pessoas, que não quiseram perder a oportunidade de visitar este belo pedaço de Portugal, Capital do Bacalhau, deliciando-se com a gastronomia, a cultura e a história do Município que tem “O Mar por Tradição”.

 

Durante cinco dias, o Bacalhau, preparado e confecionado por Associações do Município, é o centro das atenções, numa Mostra Gastronómica onde não faltam Vinhos da Região Demarcada da Bairrada e as famosas Padas de Vale de Ílhavo. O Festival integra ainda diversas atividades e espetáculos, pensadas para todas as idades e para todos os gostos, como mostra de artesanato, sessões de cinema ao ar livre, exposições, animação para crianças com insufláveis e concertos de música com presença de artistas consagrados.

 

O Festival do Bacalhau 2013 realizou-se entre 14 e 18 de agosto e teve cerca de 220.000 visitantes, contando com o patrocínio da Associação dos Industriais do Bacalhau. Nos cinco dias da atividade foram consumidos 7.600 kg de bacalhau salgado seco nos dez restaurantes do Festival, além de cerca de 4.900 Kg de derivados de bacalhau, num total de cerca de doze toneladas e meia e de 28.500 refeições servidas.


Os espetáculos musicais tiveram grande sucesso com a adesão do público, merecendo destaque especial a noite em que atuou Tony Carreira, onde foram batidos todos os recordes de presença de público num dia de Festival do Bacalhau, e ainda para a transmissão em direto do programa Portugal em Festa, da SIC e ainda para uma reportagem especial da TV Globo.

 

Foi ainda iniciado o Prémio de Artesanato Festival do Bacalhau, tendo sido vencedora Maria João Cravo, com a peça em porcelana "Caí nas tuas malhas".

 

Também não poderia ser esquecida a mais original atividade: a Corrida Mais Louca da Ria.

 

O Showcooking, uma das principais novidades, criada em 2011, teve novamente um grande sucesso, agradecendo-se ao nosso Patrocinador TEKA e aos Chefes Cozinheiros Participantes, com notas de destaque para Chakall (com a maior adesão de público) e a todos os outros que, com qualidade e imaginação, demonstraram variadas formas de confecionar o Bacalhau.

 

2014 foi, para o Festival do Bacalhau, um ano de renovação passando a ter como objetivos mais relevantes o reforço da sua dimensão cultural, o aumento da sua notoriedade nacional e ibérica, a conquista de novos públicos e o aumento do seu impacto na economia local. Não obstante ter-se mantido a sua estrutura base, foram introduzidas profundas alterações ao nível da organização do espaço e da programação, privilegiando sobretudo o envolvimento comunitário, tendo sido igualmente promovido o alargamento e aprofundamento das parcerias com pessoas, com empresas e com entidades públicas e privadas, que se associaram a esta iniciativa e contribuíram de forma decisiva para o seu sucesso.

 

Conheça aqui em pormenor a programação da edição 2014 e aqui a sua página do Facebook...

 

Museu Marítimo de Ílhavo
Centro Cultural de Ílhavo
Biblioteca Municipal de Ílhavo
Forum Municipal da Juventude
CROACI
EMER
Skate Park
Ecocentro Municipal