Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook
Início
Visite ÍlhavoVisit Ilhavo

Festival do Bacalhau - Turismo

Terra de lendários e corajosos marinheiros, que arriscaram a vida nos frios mares da Terra Nova e da Gronelândia, o Município de Ílhavo é, por excelência e tradição, a capital portuguesa do Bacalhau, cuja epopeia ocupa notável parte da sua história.

 

 

 

 

Em 2008, ano em que o Município celebrou 110 Anos Restauração da Municipalidade, a Câmara Municipal de Ílhavo e a Confraria Gastronómica do Bacalhau, enquanto entidades organizadoras, entenderam concretizar uma aposta maior na promoção dos valores da gastronomia e da cultura do bacalhau, renovando as tradicionais e concorridas “Tasquinhas de Ílhavo” e convertendo-as num grande Festival do Bacalhau, tendo o renovado Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, como seu salão nobre e o Navio-Museu Santo André como seu anfitrião. Nesta estreia, estiveram presentes no Jardim Oudinot, cerca de 150 mil pessoas que não quiseram perder a oportunidade de visitar este belo pedaço de Portugal, Capital do Bacalhau, deliciando-se com a gastronomia, a cultura e a história do Município que tem “O Mar por Tradição”.

 

Durante cinco dias, o Bacalhau e seus derivados, preparados e confecionados por Associações do Município, são o centro das atenções, numa Mostra Gastronómica onde não faltam Vinhos da Região Demarcada da Bairrada e as famosas Padas de Vale de Ílhavo. O Festival integra ainda diversas atividades e espetáculos, pensadas para todas as idades e para todos os gostos, como mostra de artesanato, exposições, concertos de música com presença de artistas nacionais consagrados, showcookings e outras atividades pensadas, cada vez mais, para as famílias.

 

Uma das atividades emblemáticas que ocorre durante o festival é a original e muito concorrida Corrida Mais Louca da Ria.

 

Conheça, em pormenor, o nosso Festival do Bacalhau, o maior e mais carismático festival de bacalhau nacional,acompanhando toda a atividade, aqui  ou aqui...