C.M. Ílhavo - Voltar ao início
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Visite Ílhavo Visit Ilhavo
Loja Online Online Store

Carnaval de Vale de Ílhavo

O mundo rural e a sua cultura tradicional estão na base das tradições do Carnaval de Vale de Ílhavo e dos seus Cardadores que, mais do que simbolismo histórico, se apresenta com toda a sua alegria, crítica social e fenómeno de socialização de todos os seus participantes, mesmo que não usando máscara. Participe desta festa que celebra a ruralidade de forma já pouco habitual, embrenhe-se nesta fresca tradição local.

 

 

 

imagem

 

Todos os anos, em Vale de Ílhavo, primeiro no Domingo Gordo e depois no dia de Carnaval, saem à rua um grupo mascarados, conhecido como Cardadores - icónicas figuras desta localidade.

 

Os Cardadores são um grupo exclusivamente masculino, na sua maioria solteiros e de origem perdida nas raízes do tempo, utilizando cardas – objetos tradicionalmente utilizado para o tratamento, na fiação e tecelagem, de lã ou linho. A sua preparação, que é efetuada através de um sigiloso processo de iniciação juvenil, inclui desde a execução das máscaras à aprendizagem dos rituais a ter durante os festejos, sobretudo a cardação das raparigas e as danças e urros que lhes são característicos.

 

O carnaval tradicional de Vale de Ílhavo envolve, além dos Cardadores, desde crianças a idosos, organizados em associações, e muitos visitantes, que assistem ao desfile ou participam dos bailes populares. Este desfile, genuinamente português e em torno das tradições da terra, mantém a tradição de sátira e critica social, sendo organizado pela associação local “Os Baldas”. A abertura do carnaval é dada, em arruada, pelos Tó-Có-Corno, um insólito grupo, associado aos Cardadores, que percorre Vale de Ílhavo, a anunciar os festejos, como o seu nome indica, tocando corno ou búzio.

 

Vale de Ílhavo é uma localidade, de características marcadamente rurais, localizada no extremo sudeste do Município de Ílhavo, que é também conhecida pelas suas padeiras, que confecionam as tradicionais padas (pão tradicional) e folares tão apreciadas na região.

 

 

Curiosidades:

 

CM Ílhavo
O trajar do Cardador

As máscaras são feitas com cotim, pele de carneiro, cortiça, bigodes de vaca ou de boi, duas asas de ave, fio, gazetas (fitas), fio de vela e perfume “Tabu”. O traje é constituído por roupa interior de mulher: a combinação, um lenço de tricana, meias e sapatilhas.

 

 

 

 

 

 

 

CM Ílhavo
A Queima do Judas

Também em Vale de Ílhavo, por alturas da Páscoa, se realiza esta festa rural tipicamente profana, celebrada pel’Os Baldas desde 1974, e assente no imaginário cristão. Judas foi o traidor de Cristo, devendo os seus males ser expiados pelo fogo, e que inclui o seu enforcamento, cortejo fúnebre, leitura do "testamento", culminando, à meia noite, com a sua queima, na melhor tradição da diversão e crítica popular rural.

 

 

 

 

CM Ílhavo
A tradição do Pão e do Folar

Seria a zona de Vale de Ílhavo, durante os séculos XVII a XIX, caracterizada por muitas levadas e azenhas. De tal forma que não é de estranhar a arreigada, e afamada, tradição de produção de pão – padas e pão doce (folar), que aqui existe e que se encontra em cada rua e em cada beco. Aliás, a Padeira de Vale de Ílhavo é uma figura emblemática do Município de Ílhavo, a que se associa a sua identidade cultural, e representada na estátua que as homenageia, na Rua do Cabeço do Nuno com a Rua da Felicidade.

 

 

 

 

 

Os Cardadores de Vale de Ílhavo – Associação Cultural e Recreativa

Rua da Fonte, 5
3830- 279 Vale de Ílhavo, Ílhavo
GPS: 40°34'21.1"N 8°39'10.6"W

 

Associação Cultural e Recreativa Os Baldas

Rua Cabeço do Nuno, 8
3830 - 155 Vale Ílhavo, Ílhavo
GPS: 40°34'25.9"N 8°39'26.0"W

 

Museu Marítimo de Ílhavo
Centro Cultural de Ílhavo
Biblioteca Municipal de Ílhavo
Forum Municipal da Juventude
CROACI
EMER
Skate Park
Ecocentro Municipal